Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 18 de outubro de 2009

Pensar Eco responde a você!

  Atualmente fala-se muito em recuperação florestal, ou melhor, de um Plano de recuperação de áreas degradadas (PRAD), no entanto vários termos são usados de modo errado para explicar.
 Não são sinônimos estes termos...
  1. RESTAURAÇÃO: é a utilização de técnicas de manejo para a restituição das características funcionais, estruturais e de diversidade de um ecossistema degradado à condição mais próxima possível da original
  2. RECUPERAÇÃO: restituir certos processos funcionais de ecossistemas extremamente degradados, (exemplo: áreas de mineração,áreas urbanas), sem que isto retorne à condição original, devida à intensa degradação a que foi submetido. Em alguns casos, a recuperação pode ser uma passo da restauração.
  3. REFLORESTAMENTO: termo aplicado para plantio homogêneo de espécies arbóreas, em sua grande parte exóticas, mas também com espécies nativas, para fins comerciais.Exemplo: plantação de eucalíptos.
  4. REABILITAÇÃO: é similar à restauração,com ações sobre ecossistemas degradados para que restituam elementos da estrutura e do funcionamento, sem atingir o estado original.
 Fonte: Almanaque Brasil Socioambiental- ISA, 2008

    O que achou???
Comente!  
    Faça suas perguntas tb!!
                                 ÉRICA SENA

2 comentários:

  1. CAMPANHA ECOLÓGICA, CONHEÇA E REPASSE!

    Muito se fala em Ecologia, mas, por mais que queiramos colaborar, poucas medidas práticas são apresentadas. Pois eu tive uma ideia simples, que merece sua visita e, se você gostar, por favor, repasse e colabore, A CUSTO ZERO, a única colaboração que lhe caberá fazer, será divulgar o blog, veja lá:
    http://erasmodeoliveira.wordpress.com/2009/10/14/tire-uma-top-model-do-seu-carro/
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Olha! em serviços ambientais nunca ouvi falar, mas tem uma cidade que para cada criança que nasce, os pais ganham uma muda de árvore, eu achei a idéia muito legal.
    (junto da muda, vem o endereço onde será plantada).

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...