Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 25 de outubro de 2009

Tecido reciclável feito de PET!!






     O tecido reciclável
 Originado da reciclagem de garrafas Pet, que geram um grande problema para a natureza, que leva cerca de 450 anos para decompor esse material.
 Para termos uma idéia, as garrafas tipo PET foram inventadas nos anos 70, então todas as garrafas produzidas no mundo ainda estão no meio ambiente. Só em 2006 o Brasil consumiu 378 mil toneladas de plástico PET, que estariam nos oceanos e aterros, porém, graças ao grande número de catadores, o índice de reaproveitamento desse material é de 51% no nosso país.
 As garrafas são utilizadas principalmente para a produção do tecido reciclado. Os centros de reciclagem separam tampas e compactam as embalagens em fardos que são enviados à usina. Na usina, o material é triturado, transformado em flocos, lavado, seco e processado em extrusoras, máquinas que fazem filamentos – o fio do poliéster.
 Esse processo não gera resíduos químicos que agridem ao meio ambiente, aproveita-se as cores originais das garrafas, como cru, utilizando garrafas transparentes, e verde, utilizando garrafas dessa mesma cor. São necessárias 25 garrafas de 2 litros para fabriação de 1kg de fio, o que equivale a aproximadamente 6 garrafas PET a menos na natureza por metro corrido de tecido.
O tecido reciclado é a solução mais bem recebida para os problemas com o lixo no mercado de produtos ecológicos.
Os benefícios ocasionados pela reciclagem são consideráveis, temos menos poluição no ar, na água e no solo, economizamos energia elétrica, ajudamos a melhorar a limpeza das cidades, gerando empregos e renda, conseqüentemente, potencializa a economia, aumenta a qualidade de vida e a satisfação das pessoas.

Cada m² do tecido reciclado equivale a 06 garrafas PET retiradas do meio ambiente, material que demora aproximadamente 100 anos para se decompor.



 
   Muito melhor reciclar a pet ao invés de ficar jogada no ambiente!!


   Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...