Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 14 de novembro de 2009

Arquitetos utilizam árvores inteiras na construção de casas

arvore-01.jpg
Árvores inteiras servem como base para a construção de casas/Foto: Paul Kelley para The New York Times
Dados do Laboratório de Produtos Florestais apontam que uma árvore pode suportar até 50% a mais de peso do que a maior parte de madeira serrada da mesma árvore.
Para colocar esse princípio em prática, o arquiteto americano Roald Gundersun passou a construir casas utilizando árvores de pequeno diâmetro como vigas e quadros em suas estruturas, e árvores maiores derrubadas pelo vento, doenças ou insetos como colunas e vigas de sustentação.

Mas não confunda o trabalho realizado por Gundersun e sua equipe do Whole Tree Architecture com uma simples cabana rústica nem com uma casa na árvore. O arquiteto explica que o trabalho, que já é realizado há 16 anos, é uma alternativa para quem quer construir uma casa bonita, utilizando recursos locais e materiais sustentáveis.
A construção é feita utilizando a árvore inteira – e não troncos cortados, como é comum. Aliando ações de gestão florestal ao processo de construção, Gundersun utiliza árvores locais de pequeno porte (com 25 cm de diâmetro ou menos) abatidas na região onde a casa será construída.
arvore-02.jpg
A filha de Gundersun escala no tronco de uma árvore para chegar à sua cama/Foto: Paul Kelley para The New York Times
Já as árvores maiores são selecionadas com base na densidade do povoamento florestal e na gestão de espécies invasoras, bem como na integridade estrutural e na estética. O material não é moído, transportado por longas distâncias nem passa por tratamentos químicos.
E quem acha que construir uma casa como essas significa derrubar dezenas de árvores, Gundersen avisa: “nós derrubamos 20 árvores em um ano em um acre de terra para construir 12 casas”.
Tripé sustentável
Os benefícios da técnica vão além do ambiental, garantem os construtores. “Esse tipo de construção investe uma grande parcela dos seus custos em empregos e matérias-primas locais e ainda promove a gestão florestal gerando recursos para madeireiros locais”, afirmam.
arvore-05.jpg
A madeira utilizada nas construções são provenientes de áreas de gestão florestal/Foto:Divulgação
Os responsáveis pelo projeto garantem ainda que a filosofia holística da empresa abrange todos os aspectos da construção (design, engenharia, construção e trabalho artesanal) visando os ideais de preservação ambiental, econômica e social.
Para utilizar essas árvores nas construções, Gundersen começa a preparar os troncos muito antes de eles serem abatidos. Apesar de serem naturalmente moldados pela natureza, ele chega a subir nos galhos para forçar sua curvatura até o formato ideal. “As curvas são mais fortes do que as linhas retas”, explicou. “Um único arco pode servir de apoio a um telhado e pode ser a base para construir a lateral da casa em todas as direções.”
-
*Via EcoDesenvolvimento.

Fonte: Blog Eco4planet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...