Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bons exemplos vindos da Espanha!!

  Os 60 milhões de quilos de lixo que diariamente são recolhidos na Espanha, à razão de 1,3 quilo por habitante, em média, começam a ser manejados de maneira mais adequada para a proteção do meio ambiente, com melhoria na recuperação e no tratamento
  Uma das medidas adotadas nesse sentido na Comunidade de Madri é uma taxa extrafiscal, “que podemos qualificar de tributo verde”, disse à IPS Javier Martín Fernández, professor de direito financeiro e tributário da Universidade Complutense.
...

  O governo adotou a definição de Desenvolvimento sustentável aprovada em 1988 pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e o Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas em 1983. A Comissão definiu o desenvolvimento sustentável com a relação entre os sistemas humanos e os ecológicos, que quando coordenados permitem melhorar e aumentar a qualidade de vida, mantendo a estrutura, as funções e a diversidade dos sistemas ambientais que sustentam a vida. 

   Este projeto de lei de Zapatero objetiva promover a competitividade através da Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação Tecnológica (I+D+I), com a intenção de aumentar em 20%, até 2020, as energias renováveis e reduzir em outros 20% o consumo de energia.
 
Nessa linha, a redução do lixo e sua reciclagem têm um grande papel. A cidade mais eficiente é Pamplona, que em 2008 e entre 18 cidades analisadas é a que mais se aproxima do cumprimento do Plano Nacional de Resíduos, já que nelas são recuperados 53% do vidro, 69% do papel-cartão e 28% das embalagens jogadas fora. Outro exemplo caba de ser implementado em Madri, com a instalação de um maquinário no distrito de Villaverde para a coleta do lixo. Nesse local estão instalados 120 paineis solares que produzem a energia necessária para o funcionamento do sistema e é utilizada água reciclada para os caminhões coletores de lixo e que funcionam a gás natural comprimido, que reduz a contaminação em mais de 80% em relação aos veículos convencionais com motores diesel.


Outra iniciativa foi colocada em marcha na localidade de Elch, na Comunidade Autônoma de Valência, na costa norte do mar Mediterrâneo, onde estão sendo instalados contêineres, onde os moradores colocam um recipiente com lixo e recolhem outro vazio, para facilitar-lhes a tarefa. Um sistema que está ganhando muita força é o coletor automático e subterrâneo de resíduos, que no final deste ano deverá estar em funcionamento em 55 lugares, entre os quais se destacam bairros das cidades de Barcelona, Tarrasa, Vitória, Burgos e Mollerusa, dando serviço a mais de um milhão de habitantes.

O mais destacável é o que está em construção no aeroporto de Barcelona, com capacidade de serviço para 35 milhões de passageiros anuais.
Este sistema é construído com lixeiras colocadas na rua ou em locais de jogar lixo dentro dos edifícios, os quais têm um buraco para cada morador, onde se deposita o lixo sem limitação de horário para fazê-lo. Dali o lixo é levado automaticamente por meio de uma rede de tubulações subterrâneas até uma central à velocidade de 60 quilômetros por hora, impulsionado por uma forte corrente de ar. Essas centrais têm um sistema pelo qual o ar impulsor é filtrado antes de sair limpo para a atmosfera e o lixo é automaticamente separado antes de ser retirado e enviado aos seus respectivos destinos de reciclagem.

Uma vantagem deste sistema é que o usuário não precisa ir à rua com o saco de lixo para jogar em uma lixeira, outra é que não há resíduos nas ruas e, por fim, deixa de funcionar o tradicional caminhão de coleta, que passava de madrugada, ou em altas horas da noite, com muito barulho.
(Envolverde/IPS)


Fonte: Mercado Ético



  Quando se quer....qdo se tem políticas voltadas a sustentabilidade...qdo se tem incentivos boas ações acontecem....E aí Brasil...q tal acompanharmos a Espanha??????
 Érica Sena


3 comentários:

  1. AGRADEÇO SUA RETRIBUIÇÃO...TRAGA O SELINHO "ONÇA PARDA" PARA SEU BLOG...PASSA LÁ!
    PAZ NO SEU CORAÇÃO...
    BJ
    GRAÇA

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler estas alternativas sustentáveis!!!!!Temos muito que aprender!Muitos caminhos a trilhar!!!Bjcas bem Mimirabolantes p/ vc ....................

    ResponderExcluir
  3. Vamos esperar! Quem sabe um dia o nosso país venha a ter gestores voltados para a ação social de verdade?!bjs

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...