Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Capa da Revista Época desta semana…CARROS ELÉTRICOS

Revista Época

Dizem que um pesquisador desenvolveu um carro elétrico fantástico. O único problema era a autonomia. Depois de guiar alguns metros, o fio saía da tomada e o carro parava. É uma piada, claro. Ela vinha sendo contada havia dez anos pelo engenheiro carioca Jayme Buarque de Hollanda, diretor do Instituto Nacional de Eficiência Energética (Inee), em suas apresentações. Era uma forma de ele se defender da reação de descaso ou ironia quando argumentava que era preciso incentivar o desenvolvimento e a adoção de veículos elétricos em larga escala no país, como forma de reduzir a poluição ambiental e a dependência do petróleo.

Nos últimos meses, Jayme dispensou a brincadeira. Várias iniciativas de governos, montadoras e outras empresas mostram que, pela primeira vez na história, os carros movidos a bateria são uma alternativa real ao motor a combustão, que dominou a indústria por um século. “As crises são momentos apropriados para mudar o jogo”, diz Jayme. Dois fatores tornam este momento especial: a contribuição das emissões dos veículos para o aquecimento global e o abalo financeiro das montadoras americanas.

Nunca se falou tão sério sobre os carros elétricos. O brasileiro Carlos Ghosn, presidente da aliança Renault-Nissan, afirma que 10% dos veículos novos vendidos no mundo em 2020 serão movidos a bateria. A aliança já fez acordos com 19 governos federais e municipais para criar infraestrutura de abastecimento elétrico. No início do ano, fechou uma parceria com o Ministério de Indústria e Informação Tecnológica da China para desenvolver projetos de carros elétricos em 13 cidades do país.

Fotos: divulgação

Dica….

vale a pena ler a íntegra da matéria.

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI102169-15224,00-CARRO+ELETRICO+VOCE+AINDA+VAI+TER+UM+TRECHO.html

Fonte: Revista  Época 0,,183024,00

3 comentários:

  1. Para mim os carros eléctricos se não se arranjarem outras fontes de produção de energia eléctrica são uma PESCADINHA DE RABO NA BOCA...

    ResponderExcluir
  2. Desculpa Erica, mas com o nosso governo federal, desmatando tudo e anunciando mais petróleo, sabe quando vai chegar por aqui esse carro no ano 2200,e mais em sampa tenho um prefeito que ignora o assunto e me tira o ônibus e deixa o carro com 1 ocupante a vontade, tudo parado as vezes nem consigo tirar o meu taxi da garagem?

    ResponderExcluir
  3. Utilizamos esta expressão quando queremos dar a ideia de ciclo vicioso... neste caso a introdução de veículos eléctricos irá manter o problema, pois tem que se alterar as fontes de produção de energia. Se não se fizer esta alteração acaba-se por ir dar ao mesmo sítio... emissões massivas de CO2 e outros gases!
    Sai-se da cabeça a pensar que vamos num novo rumo e quando damos conta estamos no rabo, mas no mesmo sítio onde estava a cabeça!!!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...