Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 21 de novembro de 2009

Lisboa e Porto são focos de maior poluição em Portugal e na Europa


Lisboa e Porto são focos de maior poluição em Portugal e na Europa A capital portuguesa e a zona norte são das regiões com maior nível de poluição no país, mas também das mais poluídas da Europa.


Um estudo levado a cabo pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), tendo por base amostras recolhidas em cerca de 2000 cidades revelou que Lisboa tem os segundos piores níveis de partículas inaláveis da atmosfera, entre as 27 capitais europeias.

Em primeiro lugar e com piores resultados está a Itália, tendo Roma o ar europeu mais poluído.

A nível nacional a zona mais preocupante é mesmo a capital, nomeadamente a Avenida da Liberdade, que em 2005 excedia o limite de partículas poluentes em mais de 180 dias, quando o máximo estabelecido é de somente 35 dias.

Desde 2005 que Portugal ultrapassa o limite legal para a poluição atmosférica, tendo a Comissão Europeia emitido, no inicio deste ano, dois avisos para a região da Grande Lisboa e Norte, por incumprimento da qualidade do ar.

O excesso de carros em circulação é o principal causador deste problema português, principalmente por a maioria ter como combustível o gasóleo, o mais poluente para o meio ambiente.

Relativamente à Região Norte, as lareiras são apontadas como a causa na redução da qualidade do ar. Um estudo apresentado na Universidade de Aveiro, numa assembleia-geral da Atmospheric Composition Change: The European Network Excellence, revelou que 20% das emissões de partículas são provenientes de lareiras domésticas.

http://ambiente.kazulo.pt/6187/lisboa-e-porto-sao-focos-de-maior-poluicao-em-portugal-e-na-europa.htm

Fonte: Ambiente Kazulo

Um comentário:

  1. Mais uma.Quem sera? oque querem?
    Sérgio Abranches

    Os e-mails cobrem um longo período, de mais de 13 anos, e foram divulgados na Internet. Eles revelam conversas informais, que vão desde discussões sobre como usar dados em relatórios, até críticas duras a cientistas conhecidos por sua postura de negação do aquecimento global determinado pela ação humana.

    Há, também, trocas de opiniões sobre a ameaça desses críticos, conhecidos como céticos, na época que eles eram mais influentes, e como combatê-la. Hoje, os céticos são uma espécie científica quase em extinção e estão se agarrando a trechos dessas mensagens como verdadeiras pílulas de ressurreição.
    http://www.ecopolitica.com.br/2009/11/21/cartas-roubadas-agitam-a-comunidade-de-cientistas-do-clima/

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...