Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mulheres são mais afetadas por mudança climática, diz relatório da ONU

 O fundo de Populações relacionou questões demográficas e aquecimento. Crescimento populacional mais lento diminuiria impactos.

O Relatório sobre a Situação da População Mundial 2009 , publicado nesta quarta-feira (18) pelo Fundo de População das Nações Unidas, revela que as mudanças climáticas devem provocar impactos mais rigorosos nas mulheres.

O relatório, segundo o fundo, procura inovar ao colocar os problemas do aquecimento global em uma perspectiva humana, questionando como as atuações individuais podem influenciar nos impactos.

Trata-se de "mobilizar o poder de homens e de mulheres para reverter o aquecimento da atmosfera da Terra e lançar uma estratégia global de longo prazo genuinamente efetiva para lidar com a mudança do clima”, segundo Thoraya Ahmed Obaid, diretora-executiva do fundo.

O documento conclui que os acordos internacionais e as políticas de cada país para combater os efeitos da mudança do clima terão mais sucesso no longo prazo se levarem em conta as dinâmicas populacionais, as relações entre os gêneros e o bem-estar das mulheres e seu acesso a serviços e oportunidades.

Uma da conclusões é que os impactos seriam minorados por um crescimento populacional mais lento. Mas essa não é a única questão demográfica que influi no aumento de emissões de gases de efeito estufa.

A composição domiciliar é outra variável importante, segundo o relatório. Estudos demonstraram que o consumo de energia per capita de domicílios menores pode ser mais alto do que o de domicílios maiores. A mudança de estrutura etária e a distribuição geográfica entre campo e cidade também têm influência.

As mulheres, principalmente as dos países pobres, devem ser mais afetadas que as dos países ricos, principalmente pelo fato de serem a maior parte da força de trabalho agrícola e por terem acesso a menos oportunidades para gerar renda.

Elas, sempre segundo o relatório, administram suas casas e cuidam das famílias, o que diminui sua mobilidade e aumenta sua vulnerabilidade quando ocorrem desastres climáticos.

Tudo isso, segundo o texto, gera um "ciclo de privação" que compromete o combate aos efeitos da mudança do clima e que deve ser mais bem estudado.

O relatório cita texto da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, ou CIPD, que comclui que, sendo atendidas as necessidades de planejamento familiar e saúde reprodutiva, bem como outros serviços básicos de saúde e educação, haverá uma estabilização natural da população, "sem necessidade de coerção". Além disso, o texto propõe melhora no acesso das meninas à educação e medidas para aumentar a igualdade entre os sexos. Isso, a longo prazo, contribuiria para diminuir as emissões de gases de efeito estufa.
(: Portal G1)

Fonte: Portal do Meio Ambiente/REBIA .
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...