Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O apagão de ontem!



Segundo o Jornal Estado de SP, o boletim feito pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou problemas na rede de distribuição às 22h13, a partir de Foz do Iguaçu, no Paraná, envolvendo diretamente a região Sudeste/Centro-Oeste desencadeando desligamentos automáticos em outras regiões, provocando a interrupção total de aproximadamente 28.800MW de carga no SIN e 980MW de carga no Paraguai.
Foram afetados na totalidade os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo e parcialmente os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
 O restabelecimento de energia estava normalizado às 22h29 na região Sul. Dez minutos depois toda a carga do Acre estava normalizada. A volta da energia elétrica em São Paulo foi iniciada à 0h04 de hoje, cuja conclusão se deu de forma gradativa ao longo da madrugada, segundo o relatório.

    Para mim, tudo isso serviu de uma fonte de reflexão, na qual divido com vcs, meus amigos. Leiam e me escrevam !!!

  Por mais que tenha sido sinistro ficar no escuro, foi um bom momento de reflexão sobre o caos das grandes cidades, a irresponsabilidade do governo e principalmente o quanto somos dependentes da eletricidade. Sem luz, parace que fomos "amputados", pois falta algo.
 Hoje na TV, jornais todos se perguntavam: O que teria acontecido? Quem era o culpado?. É claro, que  os responsáveis se ausentam e acabam culpando outros, como o clima (bola da vez)....boa desculpa,né? É muito mais fácil jogar a culpa em cima da natureza, do que na má administração e na falta de manutenção.


Sei que o Senhor Lula da Silva se importa mais em ostentar aos outros países as riquezas do Brasil, o Pré-Sal, e fazer a candidatura da Dilma e se esquece dos inúmeros problemas internos. Mas, véspera de uma nova candidatura faz- se necessário olhar para dentro do nosso amado país e tomar atitudes que visem à qualidade de vida, como por exemplo: saúde, educação, serviços públicos de qualidade, e também uma melhor distribuição da eletricidade pelo Brasil, evitando os sobrecarregamento das torres, e como consequência outros apagões!!Precisamos de fontes alternativas, limpas, que possam sustentar a todos brasileiros.!!


 É, meus amigos, que isso valha como uma forma de escolhermos melhor nossos representantes, através das suas ações durante sua vida política, e não apenas pelo que dizem!!!



 Será que este país está realmente preparado para sediar Copa e Olimpíada? ...


Não sei se as pessoas entendem que a grande maioria da eletricidade gerada no Brasil é proveniente de Hidrelétricas, isto é,  produzida a  partir da ÁGUA. Será que com o susto de ontem, cairá a "ficha" que se continuarem a desmatar nossas florestas(  uma das responsáveis no ciclo da água) e continuarem a usar a água como um bem infinito, seremos vítimas/ culpados por um longo apagão.

   Sei lá se me excedi em minha reflexão, mas é isso que penso!!!
                                                                                                                      Érica Sena

                                             Foto que tirei ontem da minha janela...rs


2 comentários:

  1. "sediar Copa e Olimpíada"...
    Pois é... também eu fico admirado com isso! Com tanto onde investir dinheiro vai-se esbanjar fortunas em eventos que após terminarem o que deixam? Despesa, pura e simples... olhem para o meu País (Portugal), que também já cometeu erros desse género, Euro 2004, mas em menor escala... construíram-se estádios absurdos (dimensão) em locais que agora já pensam em demolição... Tão burrinhos que somos... Está a chegar o Tempo de mudança, pena é que o Povo ainda não se tenha apercebido, e óbvio que não vê... leva!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Érica
    Quem dera que todos tivessem aproveitado esse gigantesco apagão para reflectir sobre o nosso planeta.
    Não imagino como será uma cidade como S. Paulo completamente às escuras!
    Boa reflexão, Érica. Não sei como vão por aí as energias limpas, mas sol não falta de certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...