Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 29 de novembro de 2009

Papai Noel alerta para a necessidade de cuidar do planeta




Mais do que aquele velhinho simpático que distribui presentes no Natal, Papai Noel é também uma espécie de exemplo de bom comportamento para meninos e meninas.
É aquela pessoa sempre preocupada em passar mensagens positivas e mostrar as diferenças entre o certo e o errado.
E, num momento em que a Terra passa por tantas transformações, com uma série de riscos que podem ser causados pelo aquecimento global, ele chega com mais esta missão:
alertar para a necessidade cuidar do nosso planeta.
Para mostrar a preocupação do bom velhinho, vários shoppings, lojas e pontos turísticos de São Paulo e interior usaram a sustentabilidade como tema de suas decorações. Os shoppings Boavista, Campo Limpo, Penha e Plaza Sul, na capital, além do Parque D. Pedro (Campinas-SP) e Metrópole (São Bernardo do Campo-SP), criaram cidades ecológicas, com materiais reciclados, como tubos de pasta de dente que substituíram a madeira para formar paredes e painéis.
Também foram feitas simulações de como utilizar recursos para geração de energia limpa, com painéis solares, turbinas de vento e coletores de água de chuva para irrigar a horta e o jardim da Mamãe Noel. No Plaza Sul e no Parque D. Pedro, é possível entrar num globo sensorial que permite sentir na pele os efeitos que as mudanças climáticas podem provocar. No mesmo espírito, o Parque Trianon inaugura no dia 5 a Casa de Papai Noel Sustentável.
O temor com o aquecimento global também é destaque do Shopping Pátio Paulista em São Paulo, que traz muito gelo cenográfico para chamar a atenção para a possibilidade do desaparecimento da neve. Ao entrar na Caixa de Sensações do Shopping Metrô Itaquera, é possível sentir todas as sensações de  neve, chuva, relâmpago, calor e vento que Noel
enfrenta até chegar ao Brasil.

Mais luz e menos gasto
Já o Shopping Metrô Santa Cruz colocou árvores decoradas com material reutilizado e iluminadas com a energia das pedaladas dos clientes em bicicletas, além de usar luzes LED,
que gastam cerca de 80% menos energia do que as lâmpadas convencionais.

Central Plaza Shopping, com sua cortina de luzes brancas e azuis e Shopping Butantã também aderiram a tipos de iluminação que economizam energia. Esse cuidado também foi tomado
pela Prefeitura de São Paulo, que inaugura o Natal Iluminado no próximo dia 5 em diversas ruas e avenidas cobrindo a cidade de lâmpadas e refletores de baixo gasto energético.

Parque Trianon



Contato com a natureza
Papai Noel também está mais radical neste ano e desce de rapel em pelo menos dois shoppings na capital paulista: o Butantã e o Santana Parque, que montou até um circuito de arvorismo para inspirar o velhinho.
Os shoppings ABC e Osasco Plaza, na região metropolitana de São Paulo, também apelaram para o lado ecológico de Noel e montaram estações ferroviárias que reproduzem paisagens para recebê-lo.
No Shopping Cidade Jardim, que usa ervas em sua decoração, dá pra pegar carona em um trenzinho e ainda parar num gazebo, onde foi instalada uma oficina de Natal. Lá você pode confeccionar seus próprios enfeites a partir de materiais como argila, frutas naturais, pinhas, especiarias e pinheirinhos e depois levar para casa. No Villa-Lobos, uma locomotiva homenageia a obra do maestro, que dá nome ao shopping.
Agora, se você gosta de animais, o Complexo Comercial do Shopping Interlagos montou o Natal no Zoológico, e o Shopping Iguatemi, uma verdadeira floresta mágica para receber Noel

Fonte: .http://blogdafolhinha.folha.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...