Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Em semana decisiva, COP 15 sofre com superlotação.

A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15), que acontece até esta sexta-feira (18) em Copenhague, já enfrenta problemas por excesso de participantes. Ao todo, há 45 mil pessoas credenciadas para o evento, entre delegados, jornalistas, representantes de ONGs e pessoal técnico do centro de eventos.

No entanto, o Bella Center, que abriga a conferência, só tem capacidade para receber 15 mil pessoas com segurança. Por isso, a organização instituiu um segundo tipo de credencial para que as ONGs (que têm 22 mil pessoas inscritas) se revezem no interior do complexo.

Já na chegada ao Bella Center a superlotação fica evidente. Uma imensa fila se formou no primeiro acesso ao local. O metrô passou a não parar mais na estação próxima ao centro de eventos, para tentar dispersá-las entre as paradas anterior e seguinte.

Por volta das 15h (no horário de Brasília), a Cúpula da ONU foi interrompida depois que as negociações não avançaram porque milhares de pessoas credenciadas ficaram de fora da conferência por causa de um colapso no acesso às reuniões.

A partir da terça-feira (15) o acesso das ONGs ao local será limitado, por causa da chegada de 110 chefes de Estado.

O caos na organização gerou um protesto de 3 mil pessoas em frente à entrada do prédio depois que estas ficaram de fora do Bela Center, após oito horas de espera em temperaturas próximas de zero grau.

Os organizadores lamentaram os incidentes, mas afirmaram que com a presença dos líderes mundiais, o acesso sofrerá sérias restrições, principalmente para ONGs e jornalistas. (Fonte: G1)

Fonte: Ambiente Brasil,15/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...