Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 13 de dezembro de 2009

O apelo emocionado de uma nação ilha ameaçada pela elevação do nível do mar

Veja o vídeo com o apelo de Ian Fry, o representante de Tuvalu. 

Ele abriu a plenária no início da COP15, dia 7, pedindo para chegarem a um consenso rápido rumo a um tratado legalmente vinculante aqui. Ou seja, um tratado que pudesse entrar em prática logo. O apelo vem de uma nação ilha, um país que pode desaparecer se o nível do mar subir cerca de um metro.
Para acelerar o processo, Fry pediu para mudar o rito de aprovação das alterações nos documentos. Segundo o sistema atual, cada mudança tem que ser aprovada por consenso nas plenárias. Isso permite que qualquer país obstrua o andamento, para negociar benefícios particulares ou para retardar o processo. Uma tática usada à exaustão nas últimas COPs por vários países, como a China, os EUA ou o Canadá. Para evitar isso, Fry queria que as decisões passassem a ser aprovadas por maioria da plenária. Como sua sugestão não vinha sendo seguida, ele ameaçou usar a mesma arma: levantar uma objeção e obstruir a negociação. Fez sucesso. O embate foi apelidado de “David contra Golias”. Mas não durou muito. As negociações recomeçam amanhã no mesmo ritmo de dois passos para frente e um para trás.
O mais dramático para ilhas como Tuvalu é que, segundo pesquisas mais recentes, os dados do IPCC estão defasados. Pelo IPCC, o nível do mar pode subir até um metro em 2080 se nada for feito. Mas as estimativas recentes mostram que o mar está subindo três vezes mais rápido do que o previsto. O mar pode subir de 4 a 6 metros se a temperatura subir mais do que 6 graus acima da média atual. Esse aquecimento pode acontecer antes do fim do século, se as emissões de gases poluentes continuarem no ritmo atual, segundo as projeções mais recentes feitas por institutos como o Hadley Center, o principal pólo de estudo do clima britânico.(Alexandre Mansur)





Fonte: Época- Blog do Planeta

Um comentário:

  1. Quando possível, olha o mapa do Brasil, vai se espantar a quantidade de terra que vamos perder e muitas cidades, exemplo é a baixada fluminense perto da Refinaria Duque de Caxias.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...