Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

QUEM SÃO OS NOSSOS REPRESENTANTES NA COP-15?

 1-Ministros:
Dilma Rousseff
, do Ministério da Casa Civil. Ela é economista e já ocupou o cargo de ministra de Minas e Energia (2003-junho 2005), foi secretária da Fazenda de Porto Alegre, presidente da Fundação de Economia e Estatística do Estado do Rio Grande do Sul (1991-1993) e secretária de Estado de Energia, Minas e Comunicações do Rio Grande do Sul (1993-1994/1999-2002).
Sérgio Machado Rezende, do Ministério da Ciência e Tecnologia, é engenheiro eletrônico, mestre e doutor em Física. Atuou como professor universitário, desde a década de 60.
Carlos Minc, do Ministério do Meio Ambiente, é economista, mestre em Planejamento Urbano e Regional e doutor em Economia do Desenvolvimento.
á exerceu o cargo de deputado estadual, por seis vezes, no RJ, onde ainda foi secretário de Estado do Ambiente, em 2007. Já ocupou cargo acadêmico e é autor de publicações na área ambiental.
Celso Amorim é ministro das Relações Exteriores, e diplomata de carreira e especialista em Relações Internacionais e Teoria Política. Também foi ministro em 1993-1994 e representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas, em Nova York, 1995-1999, entre outras funções diplomáticas.


2- OS PRINCIPAIS NEGOCIADORES BRASILEIROS 
O Embaixador Luiz Alberto de Figueiredo Machado (MRE) ocupa, hoje, a função de diretor do departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério das Relações Exteriores. Trabalhou na Divisão das Nações Unidas, na Divisão de Organismos Internacionais Especializados, no Departamento do Meio Ambiente e na Divisão do Mar, da Antártica e do Espaço. Serviu na missão do Brasil junto à ONU e na Delegação Permanente junto à UNESCO, bem como nas Embaixadas do Brasil em Santiago e Washington. Na COP-15, é o negociador-chefe da delegação e co-presidente do processo de negociação geral, pelo Brasil, na COP-15.
André Ondenbreit Carvalho (MRE) é conselheiro ministerial e atua como chefe da divisão de Política Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do MRE. Diplomata desde 1993, já trabalhou nas Embaixadas do Brasil na Argentina, no Reino Unido e na Rússia. Na COP-15, é coordenador dos trabalhos de negociação relacionados a temas sobre a floresta, como REDD, LULUCF, entre outros.
Thelma Krug (INPE/MCT) foi Secretária do Ministério do Meio Ambiente e hoje é Assessora Internacional do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, lotada no Ministério de Ciência e Tecnologia. Na COP-15, atuará em negociações de termos florestais.
Thais Juvenal (MMA) é diretora do Serviço Florestal Brasileiro. Na COP-15, atuará na área de temas florestais (REDD e LULUCF).
Branca Americano (MMA) é diretora da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental. Na COP-15, trabalhará especialmente o tema de Visão Compartilhada (objetivos de curto, médio e longo prazos).
José Domingos Gonzalez Miguez (MCT) é coordenador geral de Mudanças Globais de Clima do MCT, formado em Engenharia Eletrônica e Ciência Econômica, mestre em Pesquisa Operacional. Desde 1994, é negociador nesta área, no ministério, além de membro do Conselho Executivo do MDL - Movimento de Desenvolvimento Limpo, a partir de 2003. Foi um dos autores da Proposta Brasileira para Kyoto, em 1997. Na COP-15, discutirá os temas principalmente relacionados ao Protocolo de Kyoto.

3- ALGUNS DOS PRINCIPAIS ARTICULADORES
Gilberto Câmara (INPE/MMA)
é diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e do Ministério do Meio Ambiente. Formado em Engenharia Eletrônica, tem mestrado e doutorado em Computação e está na instituição desde 1980, onde desenvolveu projetos de monitoramento da Amazônia.
Na COP-15, é um dos principais articuladores da delegação.
Sérgio Barbosa Serra (MRE) é embaixador extraordinário do Brasil para a mudança do clima do Ministério das Relações Exteriores. Desde 1968, é diplomata de carreira e serviu nos Estados Unidos, Japão e Austrália. Como embaixador, chefiou as embaixadas do Brasil em Seul e Wellington. No Itamaraty, já chefiou a Divisão de Operações de Promoção Comercial, o Departamento do Serviço Exterior, e o Departamento da Ásia e Oceania. Na COP-15, é um dos principais articuladores da delegação.
Suzana Khan Ribeiro (MMA) é secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente. É formada em engenheira mecânica, com mestrado em Programa de Planejamento Energético e doutorado em Engenharia de Produção. Na COP-15, é um dos principais articuladores da delegação.
Tasso Azevedo (MMA) é consultor do Ministério do Meio Ambiente. Já ocupou o cargo de diretor-geral do Serviço Florestal/MMA e foi secretário-executivo da ONG Imaflora. Na COP-15, é um dos principais articuladores da delegação.
Tereza Campello (Casa Civil) é subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil. Na COP-15, é um dos principais articuladores da delegação.
Newton Parciornik (MCT) é diretor do Inventário Brasileiro de Gases de Efeito Estufa.

4- OUTROS NEGOCIADORES
Adriano Santhiago de Oliveira (MCT)
- É do Ministério do Meio Ambiente, mas foi cedido ao Ministério de Ciência e Tecnologia no início deste ano. Substitui José Domingos Miguez na Coordenação Geral de Mudanças Globais de Clima.
André Correia do Lago (MRE) – Diretor do Departamento de Energia.
Andrea Souza Santos (MMA) - Coordenadora de Mudança do Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental.
Haroldo Machado Filho (MCT) - Assessor especial de mudanças climáticas.
Marcelo Theoto Rocha (Consultor MCT) – Engenheiro agrônomo e pesquisador na área de economia aplicada.
Newton Parciornik (MCT) - Diretor do Inventário Brasileiro de Gases de Efeito Estufa.
Paula Bennati (MMA) – advogada e consultora ambiental.
Rodrigo Baena Soares (MRE) – Ministro-conselheiro. 
E Lula

Fonte: Planeta Sustentável

 Quantidade tem...espero que tenha qualidade tb!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...