Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 17 de janeiro de 2010

Boletim do Cidadão Sustentável número 29 – 17/01/2010



Caros Amigos,
O movimento Cidadão Sustentável já conta com 2.560 participantes e o nosso impacto é de 116.534 quilos de gás carbônico a menos na atmosfera por mês.
 
Um dia sem carne vai fazer um bem danado na luta contra o Aquecimento Global!
 
A carne é uma constante na mesa do brasileiro. São famosos os churrascos de fim de semana e os rodízios para as mais diversas comemorações. Mas poucas pessoas sabem que para se produzir um quilo de carne se consome muitos recursos naturais. Para se ter uma idéia a UNESCO publicou a seguinte comparação: “Produzir 1 kg de trigo exige algo entre 800 e 4000 litros de água, em comparação com 2000 a 16000 litros para 1 kg de carne bovina”. Ou seja, para se produzir um bife de 150 gramas se consome entre 300 e 2000 litros de água! É muita coisa! Imagine aquele bife no seu prato e ao lado um tonel de 300 litros de água!
Que tal deixar a carne fora do seu cardápio apenas uma vez por semana?! Tenho certeza que você consegue e não lhe fará mal. Para lhe ajudar a não esquecer, sugiro que anote agora em algum lugar esta decisão. Algo como: Não comer carne nesta quarta-feira! E pronto. A Terra e as futuras gerações agradecem. São gestos como este, pequenos, aparentemente insignificantes que colorem a nossa vida de dignidade e beleza.   

Está na hora de convidar seus amigos

Nosso slogan é “Uma Ação e Dois Amigos pelo bem da Terra, pois sabemos que somente em conjunto conseguiremos frear o aquecimento global.
Há um ditado africano, que diz: “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quer ir longe, vá em grupo.”
E nós queremos ir muito longe! 

Há muita gente querendo fazer algo de efetivo, mas não sabe o que. Daí a motivação do Cidadão Sustentável, apresentar ao cidadão comum algumas ações que fazem de fato a diferença. Cada uma das ações que estão propostas no site possui seu impacto calculado, são efetivamente ações que fazem a diferença e que exigem muito pouco de nós.
Apresente o movimento a seus amigos, eles certamente vão gostar e aderir!
Um grande abraço,
Daniel Burd
Uma Ação e dois Amigos pelo bem da Terra
 
PS I - Ouça o programa do Cidadão Sustentável na rádio USP, todas as terças e quintas às 8h00, 16h00 e 21h00. O programa pode ser ouvido diretamente do seu computador basta ir em www.radio.usp.br ou sintonizar seu rádio (em São Paulo), 93,7.
 
Fonte: Cidadão Sustentável

Um comentário:

  1. Gosto muito da rádio USP. Na verdade é a rádio que escuto em meu carro (quando as minhas filhas não pedem pra mudar, rs)
    Já ouvi o programa algumas vezes (sempre pela parte da manhã).Adorei a dica de ouvirmos pelo computador...

    Ah, que tal postar uns links de receitas pras nossas quartas, heim?

    Beijos grandes ( e continuo te devendo um monte de maria-mole!hahahha)

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...