Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Diante de tantos terremotos saiba como se prevenir.

Saiba como proceder no caso de um terremoto


  Como tremores de terra de grande porte como o do Haiti são raros no Brasil, não é comum receber orientações sobre como agir nesses casos. Já em países como os EUA, que conta com áreas de falhas geológicas ativas, como a Califórnia, a população frequentemente lê informações sobre os procedimentos de segurança em caso de terremotos.
Algumas atitudes antes e depois do incidente podem reduzir o risco de ficar ferimentos. Como explica o CDC - Centers for Disease Controle and Prevention (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), preparar-se para esse tipo de situação ajuda a tomar providências mais rápido na hora “H” e evita problemas posteriores. Veja algumas recomendações da instituição:
 
Durante o terremoto

- Ao sentir o tremor, abrigue-se embaixo de uma mesa pesada.

- Batentes de porta e paredes centrais são menos propensas a desabar, portanto é mais seguro ficar nesses locais e longe de janelas e paredes externas.

- Tente manter distância de móveis altos com risco de cair, como estantes, e cuidado com objetos de vidro sobre eles.

- Se puder, use algo para proteger a cabeça eo rosto de destroços e vidros quebrados.

- Se você estiver na cozinha, desligue o fogo ao primeiro sinal de tremor.

- Se estiver em um prédio, não use o elevador.

- Se estiver na rua, tente ficar longe de prédios e muros.

- Se estiver no carro, não use o freio bruscamente e tente estacionar longe de passarelas, postes e cabos de alta tensão. Mantenha-se dentro do veículo e ligue o rádio para ouvir as notícias. Ao voltar a dirigir, preste atenção nas rachaduras que o terremoto pode ter causado no asfalto e em possíveis desmoronamentos.

Após o terremoto

- Esteja preparado para um possível novo terremoto. Quando acontecem, os tremores subsequentes costumam ser menos intensos que o principal, mas podem derrubar estruturas que já estavam enfraquecidas.

- Após um terremoto, é possível haver incêndios, vazamento de substâncias químicas, rompimento de barragens e ondas violentas no mar, portanto preste atenção ao noticiário e à orientação das autoridades locais.

- Ao lidar com pessoas feridas, não tente movimentá-las, a não ser que estejam próximas a fios elétricos, buracos ou áreas inundadas. Se a vítima não estiver respirando, ligue ou peça para alguém ligar imediatamente para o serviço de emergência local e inicie o procedimento de reanimação cardiorrespiratória.

Se houver alguma ferida com muito sangramento, pressione o local com algum pano para conter a hemorragia.

- Se estiver em casa e sentir cheiro de gás, desligue a válvula e abra as janelas imediatamente. Não tente acender a luz ou aparelhos elétricos e, se houver curto-circuito, desligue a chave geral. Se algum cano estourar, feche o registro. Vá para a rua e só volte após a autorização de algum bombeiro ou profissional habilitado.

- Ao voltar para casa, descubra se houve algum dano nas tubulações de esgoto antes de usar o banheiro. Se você tiver lareira, não a use até ter certeza de que a chaminé não sofreu nenhum dano. Verifique se houve derramamento de substâncias inflamáveis e, se for o caso, faça a limpeza.

- Se você tiver que ir para algum abrigo, leve documentos e remédios e avise seus parentes assim que puder.

- Se você tem filhos pequenos, explique à criança que o terremoto é um evento natural e que não foi culpa de ninguém. Explique que não se trata de uma situação permanente e encorage a criança a expor seus medos.

- Todo evento traumático pode gerar sintomas como ansiedade e depressão. Tente manter a rotina, na medida do possível; procure fazer alguma atividade física; não deixe de pedir ajuda a amigos ou parentes; e procure algum especialista, se os sintomas não cederem. Do UOL, Ciência e Saúde

  Fonte: Notícias Uol

2 comentários:

  1. Oi querida, da uma verificada oque escreveu acima...
    "Se você estiver na cozinha, desligue o forno ao primeiro sinal de tremor."

    Num seria desligue o fogo ou feche os registros
    Beijo doce.

    ResponderExcluir
  2. Não sou eu a autora, mas mudei para FOGO, rs
    Valeu Wa Mor!!!!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...