Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Querem construir mais USINAS NUCLEARES no Brasil, pode?

A Eletronuclear deve encaminhar ao governo federal, até o fim de fevereiro, cinco propostas de locais para a instalação de duas usinas nucleares no Nordeste. Pelo menos uma, próxima do Rio São Francisco, está praticamente certa de ser encaminhada.

"Não sabemos se será na foz ou no meio, mas a região que beira o São Francisco está sobre uma base calcária muito difícil de ser encontrada no País", disse o assistente da Presidência da Eletronuclear, Leonam Guimarães, em evento para discutir o tema, promovido pelo Clube de Engenharia.

Segundo ele, estão sedo estudadas microrregiões na Bahia, em Sergipe, Pernambuco e Alagoas. O governo deve escolher uma dessas propostas até o fim do ano. "A decisão será política e as duas usinas serão construídas no local, com possibilidade de ampliação para até seis unidades. O impacto econômico-social para a região escolhida será fantástico", afirmou.

Ele negou que haja riscos ambientais com a utilização da água do Rio São Francisco para a usina.

"Ao contrário de Angra dos Reis, em que utilizamos a água do mar para refrigeração da usina, teremos uma torre de refrigeração que vai utilizar muito pouca água do rio."

As duas demais usinas programadas para até 2030 serão construídas no Sudeste, em área ainda a ser estudada.
"Vamos começar esse procedimento apenas no final do ano, após o governo ter escolhido a localidade das primeiras duas. Cada uma das quatro unidades terá capacidade para gerar 1 mil megawatts (MW)."

Segundo Guimarães, as obras para a construção de Angra 3 deverão ser iniciadas em fevereiro. Aguardam apenas a licença de construção que deverá ser concedida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Segundo ele, o atraso de pelo menos dois meses na concessão da licença se deve a uma ação movida pelo Ministério Público de Angra dos Reis, que visava suspender a licença parcial das obras, concedida no ano passado.

Fonte:Estadão.com, 19/1

3 comentários:

  1. Querida Érica, se fosse vc a decidir vc prefere mais represas na região amazonica ou a instalação de nucleares?
    Tudo bem, sem falar nas aeolicas e de maré. Temos ainda solar e de biomassa.
    Mas opina só as duas!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Como podes ver não há volta a dar!!!
    É necessário construir Centrais Nucleares porquê?

    ResponderExcluir
  3. Já sei! Vou postar um comentário, mas vão pensar: este está louco, mas o Brasil vai de mal a pior! Além de elegerem uma criminosa como outros estão provando por aí, agora querem acabar com nosas riquezas.Eles iludem o povo leigo brasileiro dizendo que não há perigo como também em Chernobil falaram a mesma coisa. Quando explodir ou acontecer um acidente é só gente tirando o corpinho fora , comprando vendidos do nosso País para se inocentarem enquanto o povo geme . Sem contar que um acidente igual de Chernobyl pode comprometer o local por 1000 anos. Quer saber? Sempre foi assim :o brasileiro sempre acredita nos governos e sempre leva no....

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...