Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Visita ao Aquário de São Paulo!!! Otima dica para as férias!! PARTE 1


Ontem, dia 10 de janeiro fui visitar o Aquário de São Paulo, a convite dos meus primos. Foi a primeira vez que visitamos esse lugar.
Claro que esse passeio viraria um post...hehehheeh.

Vale à pena visitar... muito  legalllll !!!
O Aquário de São Paulo está localizado na Zona Sul da Cidade de São Paulo, no bairro do Ipiranga, à Rua Huet Bacelar, 407.

O telefone de contato é: (11) 2273-5500 em horário comercial.


  • Sua fachada e seu hall:








 Drico ao lado do cránio de algum cetáceo



  •  Segundo dados do  site do Aquário ( http://www.aquariodesaopaulo.com.br/), ele possui uma equipe multidisciplinar (oceanógrafos, veterinários, biólogos e gestores ambientais) que o manejo dos animais do Jardim Zoológico Aquário de São Paulo é realizado.
      Hoje são mais de quarenta profissionais ligados às áreas de educação ambiental, manejo e bem-estar animal.
     Existe uma constante preocupação por parte desta equipe com o animal cativo, para tanto, são realizadas pesquisas para o conhecimento de condições ótimas para a manutenção da espécie que alcancem o bem-estar físico e psicológico destes animais.
     Além das rotinas de controle de parâmetros, alimentação e limpeza dos recintos, são realizadas uma série de atividades extras que ajudam a identificar necessidades de cada indivíduo cativo.
     Os trabalhos de enriquecimento ambiental, são necessários para propiciar atividades ao animal em cativeiro, fazendo com que ele gaste seu tempo, por exemplo, se alimentando ou forrageando como no ambiente natural. Hoje contamos com o Shape Brasil para estes trabalhos.
     Cada animal para nós é um indivíduo, com necessidades específicas, as quais, a equipe técnica não poupa esforços para atendê-las.( Aquário de SP)

Shape—Brasil é uma divisão regional do The Shape of Enrichment, Inc. e tem por objetivo estimular o uso de técnicas de enriquecimento para animais de zoológicos, laboratórios, fazendas e para animais de companhia, como forma de melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.
  •  A visita:
 A exposição existente no Aquário se divide em vários temas durante todo o seu percurso.
O visitante se depara com  cenários mostrando os diversos ecossistemas vistos em lindos terrários e aquários.

Segundo dados fornecidos são 60 mil m² divididos em 4 seções:
  • Oceanário, Água Doce, Museu Paleontológico e Vale dos Dinossauros.Sendo todos eles feitos com uma cenografia  tematizada e de um realismo enorme, dando até sustos a quem os observa.
Um submarino e um navio naufragado faz parte deste cenário rico, no qual existem visores transparentes no teto, onde se visualizam peixes e raias passeando pelo seu habitat.


A nova sensação do Aquário é o recém- chegado  Tapajós, o peixe-boi da Amazônia que fica numa nova parte da exposição com 300 m²: Mamíferos aquáticos.
 Todas as partes são muito bem estruturadas, e monitoradas.

Encontram-se representantes de todas as clases do Reino Animal:  peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Destacando os peixes do Pantanal, o jacaré albino, a lontra, o leão marinho e muitos outros seres.



Mas a parte nova dos mamíferos onde está o Tapajós, a Lontra e o Lobo Marinho é linda e clara.

 Existe uma preocupação de tornar os diversos ambientes parecidos com o original, não só nos locais habitados pelos espécimes, mas também no cenário que decora todo o trajeto.  


O trabalho de Educação Ambiental ali existente  mostra aos visitantes a importância de preservação dos ecossistemas, principalmente os aquáticos,através de banners informativos  sobre impactos dos residuos, destacando o plástico e o óleo nesses ambientes.
Além da visita aos diversos aquários e terrários, há também um Cine 3D para crianças de todas as idades (rs), onde Shark, o tubarãozinho dá uma divertida aula, mas informativa sobre o ambiente marinho.( preço a parte).
  •  Veja as fotos que tiramos. Algumas ficaram escuras, pois não se pode fotografar com flash, para não incomodar os espécimes vivos. 
Fotos de:
  • Mari de Sena Batista
  • Mene de Sena Batista
  • Mariana Rebesco
  • Érica Sena
     Um pouco da exposição mostrando os diversos cenários.



 










            O lobo marinho faminto e barulhento no aquário.............muito fofo!!




         Veja  a sombra no fundo do aquário do TAPAJÓS





                                                 





                                                              O Cine 3D

Sabe qual é????



Só visitando para descobri!!! ótimoooo




Agora fotos dos diversos aquários e terrários.

Antes de mostrar as fotos é bom dizer que a parte física do Aquário se divide em vários compartimentos unidos por corredores e em 2 pavimentos:

  • térreo: mais escuro , onde encontra-se os : peixes, anfíbios, répteis e alguns pequenos mamíferos, e uma réplica de um submarino interno, no qual se olha para cima  e observa-se vários peixes marinhos e raias. Não pode esquecer do viveiro de aves ( tucanos,etc); e 
  • 1º piso, ao ar livre, onde observa-se as piscinas dos grandes mamíferos aquáticos de cima, além de macacos, lontra e outros.
Continua no outro post- Parte II....
                                                                         Érica Sena



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...