Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Agora é terremoto no Chile!! Onde vamos parar??

Terremoto de 8,8 graus mata ao menos 147

Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu na madrugada deste sábado a região central do Chile, perto de Concepcion,  ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos. A presidente Michelle Bachelet decretou estado de catástrofe e presidente eleito Sebastián Piñera, que assume o poder no dia 11 de março, informou que as mortes já chegam a 147. Foram emitidos alarmes de tsunami em vários países. A capital Santiago ficou sem luz, sem gás e os telefones funcionam precariamente. O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 59 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.

Viaduto destruído na capital Santiago (AFP)
A presidente pediu calma à população, mas afirmou que o número de vítimas deverá aumentar. "Com um terremoto dessa força, não podemos absolutamente descartar mais mortes e provavelmente feridos."
O terremoto durou cerca de um minuto, ocorreu às 3h34 e foi sentido em prédios na capital, Santiago, a 325 km de distância. Várias regiões da cidade ficaram e a população saiu às ruas. O Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por tempo indeterminado.
O alarme de tsunami foi dado para Chile, Peru, Equador, Estados Unidos, Colômbia, toda a América Central, a Polinésia Francesa, além de regiões da Antártida. Pouco após o terremoto atingir o Chile, o Japão também entrou em alerta para possíveis tsunamis e foi confirmado que um tsusami deve atingir o Havaí no fim da tarde.

Brasil - Um comunicado oficial publicado no site do Ministério das Relações Exteriores (MRE), às 11h deste sábado, informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou 'profunda preocupação com o impacto do terremoto'. O presidente também colocou o país "à disposição para assistência que se faça necessária" ao governo e ao povo chileno.  
Ao tomar conhecimento da decretação do estado de catástrofe pela presidente chilena Michelle Bachelet, Lula instruiu o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e o Ministério das Relações Exteriores a realizarem uma primeira avaliação da situação e das medidas de assistência que o Brasil poderá adotar.


FONTE: Revista Veja, 27/02

2 comentários:

  1. Aqui na região que moro está previsto um desses na mesma magnitude ou até maior... mas "está atrasado" há uns 30 anos...
    Espero que atrase de vez rs. bjos

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito triste !!!Parece que o mapa mundi está sendo destruído lentamente !!!Realmente ,endosso a sua pergunta:aonde vamos parar?até quando a natureza vai aguentar?quando o homem vai despertar?????bjcas

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...