Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Consumo: consumismo, consumerismo consumo consciente!

Antes de ir direto ao assunto resolvi  fazer um levantamento no dicionário Aurélio para ver o significado de várias palavras muito usadas em nosso cotidiano.

  • CONSUMO- é o ato ou efeito de consumir, gastar.
  • CONSUMIR- corroer até a destruição; destruir. Gastar ( bens de consumo ou de produção) pelo uso. Adquirir bens de consumo ou de produção.
  • CONSUMIDOR - que consome.
  • CONSUMISMO- consumo exagerado de bens.
Estes termos são conhecidos por  todos, não é? E Consumerismo, vc sabe o significado?

Ouvi  pela primeira vez CONSUMERISMO, no bacharelado de GESTÃO AMBIENTAL. É uma palavras não utilizada, mesmo sendo, ou melhor " deveria ser" usada por todos nós. Pois bem,
  • CONSUMERISMO é um tipo de atitude oposta ao CONSUMISMO (consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável e muitas vezes irracional), onde se caracteriza por um consumo racional, controlado e responsável. 
 Me responda rápido: vc é consumista ou " consumerista"???
                
Segundo Gino Filho,2008 ( Meio Ambiente & Consumismo,SENAC), das tantas explicações elucidativas tentarei repassar alguns deles.

 Ele coloca o consumismo como um dos problemas crônicos da sociedade moderna e está ligado à obtenção de identidade e aceitação grupal (status).De acordo com estudos de psicologia , o consumo compulsivo é uma desordem corpontamental não inata e está ligada a perdas de fontes de prazer. (Maria Martha Hubner).

O lixo é um indicador do consumismo!!! Se vc ainda está na dúvida se é consumista, sugiro que dê uma espiada  no seu lixo...rs


 Para quem se interessou pelo assunto sugiro que leia este livro.

   Deu para notar que CONSUMISMO, não é uma atitude saudável para o ambiente nem para nós mesmos, por isso vamos saber mais sobre o consumo consciente???

Segundo a AKATU,

CONSUMO CONSCIENTE  é consumir levando em consideração os impactos provocados pelo consumo. Explicando melhor: o consumidor pode, por meio de suas escolhas, buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, e desta forma contribuir com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

 O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços. Tais gestos incluem o uso e descarte de recursos naturais como a água, a compra, uso e descarte dos diversos produtos ou serviços, e a escolha das empresas das quais comprar, em função de sua responsabilidade  sócio-ambiental. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

                    O consumidor consciente:
  •   busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a  sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. 
  • reflete a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si mesmo, mas também sobre as relações sociais, a economia e a natureza.
  • também busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.

Doze Princípios do Consumidor Consciente

1. Planeje suas compras
 Não seja impulsivo nas compras. A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Planeje antecipadamente e, com isso, compre menos e melhor.

2. Avalie os impactos de seu consumo
Leve em consideração o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas de consumo.

3. Consuma apenas o necessário
Reflita sobre suas reais necessidades e procure viver com menos.

4. Reutilize produtos e embalagens
Não compre outra vez o que você pode consertar, transformar e reutilizar.

5. Separe seu lixo
Recicle e contribua para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos.

6. Tome crédito conscientemente
Pense bem se o que você vai comprar a crédito não pode esperar e esteja certo de que poderá pagar as prestações.

7. Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas
Em suas escolhas de consumo, não olhe apenas preço e qualidade. Valorize as empresas em função de sua responsabilidade para com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.

8. Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Compre sempre do comércio legalizado e, dessa forma, contribua para gerar empregos estáveis e para combater o crime organizado e a violência.

9. Contribua para a melhoria de produtos e serviços
Adote uma postura ativa e envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos/serviços.

10. Divulgue o consumo consciente
Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas.

11. Cobre dos políticos
Exija de partidos, candidatos e governantes propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.

12. Reflita sobre seus valores
Avalie constantemente os princípios que guiam suas escolhas e seus hábitos de consumo.

 Aproveitando esse assunto veja a matéria de André Trigueiro sobre Consumo Consciente.





Fontes:
  • Livro Meio Ambiente & Consumismo- Gino Giacomini Filho, SENAC, 2008.
  • Mini dicionário Aurélio
  • AKATU
  • Cidades e soluções

2 comentários:

  1. Olá Érika! Puxa, muito legal esse post! Realmente temos que refletir sobre isso, ainda mais hoje me dia com tantas "tentações" (e ilusões) que nos levam ao consumismo.
    E parabéns pelo blog!! Estou te seguindo! Biobjos!

    ResponderExcluir
  2. O Artigo é muito intereçante por tratar de um assunto simples que muitas pessoas não tem o conhecimento de consumir adequadamente e com isto o pricipal prejudicado será o meioambiente, foi muito util para mim.

    Grato!

    Zé Carlos!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...