Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Lagoa Rodrigo de Freitas tem mortandade de peixes!!

gari retira peixes que amanheceram mortos nesta sexta-feira / foto: marco antônio cavalcanti

RIO - Cerca de três toneladas de peixes amanheceram mortos na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, nesta sexta-feira. Foram encontrados savelhas, corvinas, tilápias, baranas (tipo de robalo) e bagres.

Desde as 7h, uma equipe de 51 garis da Comlurb retiram os animais. Seis garis estão embarcados em um catamarã e os demais 45 atuam no entorno. 


Homens do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que trabalham no projeto Lagoa Limpa, também estão recolhendo os peixes mortos.

No canal que fica na Rua General Garzon, várias pessoas observam a mortandade de peixes. Segundo o biólogo Mario Moscatelli, provavelmente está faltando oxigênio na água da Lagoa. Moscatelli disse que conseguiu pegar um robalo de cerca de quatro quilos morto. ele acredita que a mortandade de peixes pode ter relação com o lançamento de esgoto na praia do leblon .

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, dará uma coletiva na tarde desta sexta, no heliponto da Lagoa, para explicar o que causou a mortandade. 

Fonte: O Globo,26/02 

Comlurb recolhe 12,5 toneladas de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas


Alga poderia ter causado a mortandade. Para especialistas, despejo de esgoto no canal do Leblon teria gerado o acidente ambiental....
A gerente de qualidade de água da secretaria, Fátima Freitas, descartou o aumento de esgoto na lagoa. Segundo ela, não houve diminuição no nível de oxigenação da água.

A secretária Marilene também descartou qualquer ligação entre a abertura do canal do Leblon, na semana passada, e a mortandade. "Com certeza não tem conexão com o caso do Leblon, porque a medição indicou que o nível de oxigênio na água está normal. Se houvesse entrada de esgoto, o (nível de) oxigênio teria caído", afirmou.

Biólogo contesta
Já o biólogo Mário Moscatelli contesta uma das hipóteses de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para justificar a morte de peixes. Segundo os técnicos, o choque térmico - a água fria da chuva de quinta-feira (25) em contato com a água quente da lagoa - pode ter causado a morte dos peixes.

"Em dezembro choveu com mais intensidade e não houve nada parecido com isso. Quando a gente encontra bagre, que vive no fundo da lagoa, e tilápia, que é um peixe resistente, morrendo é por que algo diferente ocorreu", disse o biólogo, em entrevista ao RJTV.

Fonte: Globo vídeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...