Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Produtores rurais de SP adotam medidas para reduzir impacto de gases emitidos por rebanhos!

Os produtores rurais do estado de São Paulo estão adotando medidas para reduzir o impacto das emissões de metano pelos animais. O metano é um dos gases causadores do efeito estufa.

A utilização de técnicas adequadas, como a melhoria na qualidade da alimentação dos rebanhos, manejo das pastagens e uso de aditivos alimentares, podem contribuir para a minimização das emissões, segundo estudo publicado por Claiton André Zotti e Valdinei Tadeu Paulino, do curso da área de produção animal sustentável do curso de pós-graduação do Instituto de Zootecnia, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

O trabalho "Metano na produção animal: emissão e minimização de seu impacto", apresentou técnicas de medição de metano ruminal, gerado pela digestão dos animais, e as vantagens econômicas e ambientais da redução desses gases.

Foram apontados, ainda, os fatores que influenciam na emissão de metano pelo gado e consideradas estratégias que poderiam ser adotadas para que os níveis dos gases sejam diminuídos.

Segundo os pesquisadores, muitas dessas estratégias são adotadas pelos produtores com objetivo de otimizar a produção, reduzindo a idade de abate."Para isso, torna-se fundamental a adoção de pesquisas que possibilitem ao setor produtivo manter a sua expansão sobre uma base de melhor intensidade tecnológica, gerando benefícios econômicos e ambientais à pecuária", destacaram.( Secretaria de Agricultura e Abastecimento)
Fonte: Ambiente Brasil, 1/02 

Mais uma vez SP sai na frente na diminuição da emissão de gases estufa!!!

2 comentários:

  1. Por momentos aquando da leitura do título, pensei que o Brasil ia fazer o mesmo que a Austrália... felizmente que não!

    ResponderExcluir
  2. O ideal seria que a população parasse de comer carne. Simples assim (embora pra uma população grande não seja simples mudar de pensamento e parar de comer carne).

    Medidas como a anunciada pelo post vão ser apenas de alívio, paliativas. Exploração animal tem a tragédia ambiental como sintoma por excelência.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...