Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 20 de março de 2010

Aranha marrom: uma praga urbana perigosa!

As aranhas são o maior grupo de aracnídeos, que também compreende os ácaros, carrapatos e escorpiões. Existem aproximadamente 35000 espécies de aranhas no mundo.
Elas são muito importantes no ecossistema, pois são predadoras capazes de regular a população de outros artrópodes, principalmente insetos.
Muitas espécies de aranhas são inofensivas ao homem porém, acidentes graves podem ocorrer devido a picada de algumas espécies, tais como: aranha marrom (Loxosceles), aranha de jardim ou tarântula (Lycosa), a viúva negra (Latrodectus) e a aranha armadeira (Phoneutria).

Aranha marrom (Loxosceles)

Habitat: Vivem em quase todos os lugares sobre o solo, sob pedras, pilhas de tijolos, dentro de frestas, equipamentos, no meio da grama, em ramos e cascas soltas de árvores.
As aranhas entram dentro de residências acidentalmente, pois são levadas em caixas e objetos vindos da área externa, e lá se escondem em locais escuros e secos, como atrás de armários e quadros, no meio de livros e caixas de papelão, nas roupas ou calçados, em forros, porões, sotãos.
Muito comuns em Curitiba (PR) e regiões metropolitanas. 

Tamanho: As aranhas marrom apresentam cerca de 1,6 cm de corpo, com pernas longas e finas. Suas colorações variam do castanho claro ao marrom escuro.

Acidentes: Não são agressivas. Picam quando comprimidas contra o corpo. São responsáveis por muitos acidentes e têm se mostrado um sério problema de saúde pública. 

Sintomas: A picada dói pouco, mas o veneno destrói glóbulos vermelhos, provocando uma ferida profunda. A ação do veneno dessas aranhas manifesta-se em torno de 12 a 24 horas após o acidente. O local atingido apresenta inchaço e dor, como se fosse dor de queimadura. A vítima apresenta mal estar e náusea. Pode ocorrer febre e o local da picada necrosar. Nos casos graves a urina fica com cor de coca- cola. Há risco de anemia e sérias alterações renais.
Como contribuir para o controle de infestações por Aranha marrom? 

O fator mais importante na ocorrência de infestações, está associado à área externa com o acúmulo de entulhos, mato, madeira, lixo, cascas de árvores, pedras, etc...
As aranhas marrom podem ser controladas através da eliminação deste esconderijos, bem como pela rigorosa inspeção de materiais transportados da área externa para a interna e a vedação de frestas para evitar a sua entrada.

 Curitiba, capital do Paraná, é a cidade no Brasil onde há maior número destes acidentes. Em 1986, foram notificados 92 casos, e o aumento foi progressivo, até que no ano 2000 foram notificados 2102 casos, com algumas mortes também registradas. 

O que fazer?
A primeira medida é procurar um serviço médico e informar se a aranha foi vista próximo ao local do acidente.
Como os primeiros sinais e sintomas surgem de 12 a 14 horas após a picada, é comum a procura por assistência médica após este período e dependendo do local e sintomas o tratamento pode ser feito com analgésicos, corticóide, soro antiaracnídeo e internação hospitalar.
Como os primeiros sinais e sintomas surgem de 12 a 14 horas após a picada, é comum a procura por assistência médica após este período e dependendo do local e sintomas o tratamento pode ser feito com analgésicos, corticóide, soro antiaracnídeo e internação hospitalar.

Ferimento após 6 dias...
Quais os fatores de risco?
Os fatores de maior risco de complicações são:
  • crianças e idosos
  • pessoas desnutridas
  • pessoas em tratamento quimioterápico
  • tempo entre o acidente e o atendimento médico
  • quantidade do veneno inoculado
  • local do corpo atingido, como abdome e coxas

Ferimento após 9 dias...
Tratamento
O tratamento é baseado na gravidade da lesão, que por sua vez é avaliado conforme os seguintes critérios: no aspecto da lesão, local do corpo onde ocorreu, tempo de evolução entre o acidente e o atendimento, identificação da aranha marrom, idade do paciente, presença de doenças associadas e sintomas presentes.
O veneno da aranha causa necrose da pele (morte do tecido) e pode causar hemorragia de grau leve a grave, complicando com insuficiência renal, anemia aguda e morte.
 http://www.picarelli.com.br/fotolegendas/fotolegenda062003h.htm

Essa aranha pode estar presente dentro de nossa casa....fique de olho!!! 
                                                                           Érica




2 comentários:

  1. Já fui picada pela aranha marrom e foi uma experiência bastante desagradável...
    Acho muito válidas estas informações, pois, no meu caso, por exemplo, eu nada sabia sobre aranhas. Inclusive, por não apresentar dor inicialmente, não dei muita importância, achando que se tratava de uma picada qualquer.
    Quando me dei conta, felizmente ainda foi possível o tratamento.
    Concordo que todo cuidado é pouco e devemos tratar com sabedoria e equilíbrio estas questões.
    Acabei nesta página justamente por termos encontrado em nossa casa (que, diga-se é mista, com bastante grama e lugares propícios!), uma aranha que não soubemos identificar com precisão. Acreditamos que pudesse ser uma "armadeira", mas não concluímos...
    Vamos levá-la a algum orgão competente.
    Agradeço a atenção e incentivo que continuem a informar a população, orienntando de maneira a saberem lidar com nosso ecossitema.

    ResponderExcluir
  2. Primeira visita no blog e só este post pra mim já justificou sua QUALIDADE. Dicas anotadas e prontas para serem colocadas em prática! Parabéns aos autores, administradores e toda a galera do blog que trabalha para produzir CONTEÚDO EXCELENTE como este!

    Tags: grama esmeralda, grama esmeralda preço, grama batatais, grama batatais preço, grama são carlos, grama são carlos preço, grama bermuda, grama bermuda preço, grama coreana, grama coreana preço, grama santo agostinho, grama santo agostinho preço, grama preço, preço de grama, comprar grama, comprar grama esmeralda, grama para jardim, gramas para jardim.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...