Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 18 de março de 2010

Philips lança o Ciclo Sustentável


No dia mundial do consumidor, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou do lançamento do programa de reciclagem de produtos da Philips, chamado Ciclo Sustentável. 

Em parceria com a sociedade, a empresa criou pontos de recolhimentos em 25 cidades, onde o consumidor poderá levar seus aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos velhos. A partir daí, o equipamento será reciclado, e o que não puder ser aproveitado, terá a melhor destinação ambiental.

Para o ministro Carlos Minc, esse tipo de ação pressiona o Senado Federal a votar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada na última semana na Câmara dos Deputados. "Essa é uma ação prevista na política".

O projeto mencionado por Minc é a responsabilidade compartilhada, prevista na PNRS. Assim, a empresa fica responsável por fazer a logística reversa. Ou seja, o produto que não tem mais utilidade para o consumidor deverá ser entregue à empresa, que, em parceria com cooperativas de recicladores e catadores, vão desmontar o equipamento e mandar cada parte para a reciclagem, dando a melhor destinação para o material.

Para isso, é preciso de educação ambiental, informou Minc. "Temos de fazer esse trabalho com crianças para fazer a 'logística reversa da consciência', em que a criança mostra aos pais a importância do meio ambiente", ressaltou. Atualmente, somente 5% das casas brasileiras fazem a coleta seletiva do lixo, separando lixo seco de lixo orgânico.

O Ministério do Meio Ambiente estimula a reciclagem. No ano passado, os produtos dessa atividade foram desonerados. Agora, o ministério quer parceria com os estados para que esses produtos também não paguem o ICMS. "Quem retira o lixo da rua não deveria pagar imposto e sim ganhar um prêmio", disse Minc ao ressaltar a importância dos catadores.

Minc saudou a iniciativa da Philips e destacou as parcerias do MMA com o setor produtivo para o meio ambiente. Ele citou a certificação da carne bovina, lançada no ano passado pela Associação Brasileira de Supermercados, e destacou outros pactos, como o compromisso com os bancos, de financiar empreendimentos que utilizem madeira certificada, e o da soja. "Isso é mais forte que colocar mil policiais na floresta", afirmou, ao destacar as ações do MMA que resultaram no menor índice do desmatamento da Amazônia dos últimos 21 anos.

Em relação ao consumo consciente, Minc ressaltou que o governo tem de fazer sua parte. O MMA tem a Agenda Ambiental na Administração Públicas (A3P), que adota critérios de sustentabilidade nas atividades do cotidiano do ambiente de trabalho. Em janeiro, o Ministério do Planejamento publicou a instrução normativa que inclui critérios de sustentabilidade nas licitações do governo federal.

Ciclo Sustentável

A Philips já fazia o ciclo sustentável dos seus produtos desde 2009, em Manaus (AM), como forma de minimizar os impactos no meio ambiente. Os pontos de coletas serão onde hoje funcionam assistências técnicas credenciadas de produtos da empresa.

Se você tem uma televisão da Philips, por exemplo, que não usa e quer dar a melhor destinação, 

ligue para os números (11) 2121-0203 (Grande São Paulo) e 0800-701-0203 (demais regiões) ou acesse www.sustentabilidade.philips.com para verificar o melhor posto para fazer a sua entrega.


"A Philips incentiva seus consumidores a fazer escolhas simples e responsáveis sobre produtos que tenham menor impacto no meio ambiente, desde sua produção até o final da vida útil", disse Marcos Bicudo, presidente da Philips no Brasil.

Para ele, a implementação de um programa pioneiro como esse traz o assunto para a pauta de discussão sobre a sustentabilidade de um processo de reciclagem que proporciona o destino adequado.
ASCOM 
Fonte: MMA
Muito legal ver que as forças em prol da sustentabilidade se somam!! Parabéns Philips

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...