Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 29 de março de 2010

Projeto EcoCâmara


Em 2003, a Câmara dos Deputados criou o Núcleo de Gestão Ambiental - EcoCâmara por acreditar que deve contribuir com o governo no fortalecimento das ações voltadas a um novo modelo de desenvolvimento, com mais justiça social, menor impacto sobre o meio ambiente e que seja economicamente viável.

Dessa forma, a contribuição da Câmara segue as seguintes diretrizes:
  • A aprovação de leis capazes de alavancar os princípios do Desenvolvimento Sustentável e suas audiências públicas, e
  • A incorporação destes princípios em suas próprias atividades administrativas e operacionais, influenciando seus pares a adotarem comportamentos semelhantes.

    É  missão do Ecocâmara promover de forma integrada a gestão sócio-ambiental na Câmara dos Deputados incentivando, orientando e consolidando as ações sustentáveis a fim de contribuir para a preservação do meio ambiente.
    É visão do Ecocâmara ser um pólo de excelência na promoção, articulação e multiplicação das ações ambientais na esfera governamental.

 VALORES ECOCÂMARA
 Otimismo,
 Ética
 Perseverança
 Coerência
 Comprometimento
 Solidariedade
 Cooperação
 Compromisso com as gerações presentes e futuras

Para facilitar a implementação e o acompanhamento de suas atividades, o EcoCâmara opta por conduzir projetos segmentados por área temática. Assim, o EcoCâmara se subdivide em dez Áreas Temáticas. São elas: Área Verde e Proteção à Fauna, Coleta Seletiva e Responsabilidade Social, Gestão de Resíduos Perigosos, Comunicação Institucional, Educação Ambiental, Arquitetura e Construção Sustentável, Novas Tecnologias Hídricas e Energéticas e Legislação Ambiental e Licitação Sustentável.
Os projetos são desenvolvidos em parceria com os diversos órgãos da Casa, em consonância com as diretrizes e os princípios propostos pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública A3P, elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A A3P estimula a internalização da dimensão socioambiental nas atividades administrativas e operacionais, em todo os níveis de governo e nos diferentes Poderes da República.

A iniciativa do MMA tem como norteador o Capítulo 4 da Agenda 21, documento elaborado durante a 2 ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizado no Rio de Janeiro em 1992, e conhecida como Eco-92 ou Rio-92.

Esse capítulo da Agenda 21, intitulado Mudanças dos Padrões de Consumo e Produção, estimula governos a adotarem novos referenciais para consumo e a darem o exemplo aos demais segmentos da sociedade pela busca da sustentabilidade ambiental.

Sobre esse assunto, está disponível nesta página a tese "Gestão Ambiental na Administração Pública: A mudança dos padrões de consumo começa em casa", aprovada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB).

 Veja os produtos utilizados no escritório verde
http://www2.camara.gov.br/internet/programas/ecocamara/produtos

Fonte: Câmara dos Deputados, Brasília
 Veja a matéria feita por André Trigueiro no Cidades e Soluções sobre esse assunto e outro exemplo de sustentabilidade na ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA de MG




Fonte: Cidades e Soluções

Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...