Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 25 de abril de 2010

Biocombustíveis causam quatro vezes mais emissões de CO2 que a gasolina comum

O impacto analisado pelo estudo da Comissão Europeia não leva apenas em conta a queima do combustível, mas todo o processo envolvido na produção.
Combustíveis feitos a partir de soja têm o poder de causar quatro vezes mais impacto no ambiente que a gasolina ou diesel comum. A novidade faz parte de um relatório da Comissão Europeia, segundo o jornal Telegraph de quinta-feira (22).

A emissão quatro vezes maior de CO2 (dióxido de carbono), um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa, é mais uma polêmica que envolve a produção de biocombustíveis. Esse tipo de produto é considerado por muitos especialistas como responsável por provocar escassez de alimentos nos países onde as áreas de plantio para arroz e trigo passaram a ser substituídas por campos de soja ou cana-de-açúcar.

O problema se agrava nos Estados Unidos porque a terra usada na produção de soja para alimentação animal está sendo agora ocupada com foco na demanda pelos biocombustíveis, fazendo com que sejam necessárias mais espaços para o plantio em grandes países exportadores, como o Brasil.

As menores emissões indiretas são as que acontecem a partir do bioetanol feito com cana-de-açúcar ou beterraba e óleo de palma do sudoeste asiático, mas mesmo assim causam danos por muitas vezes estarem ligadas ao desmatamento.

O relatório indica que o assunto é complexo e exige mais análises, mas Kenneth Richter, da ONG (Organização Não Governamental) Amigos da Terra, a conclusão é que os biocombustíveis não são a resposta para combater as alterações climáticas.

“ A maioria dos processos usados na produção dos biocombustíveis produz mais emissões que os combustíveis fósseis, portanto as ações que estão em curso na Europa deveriam ser feitas de maneira diferente.”
A União Europeia estabeleceu uma meta de substituir pelo menos 10% dos combustíveis mais comuns por aqueles baseados em fontes renováveis até 2020. ( Portal R7)

Fonte: Ambiente Brasil,24/04

  Sou a favor de uso de fontes que existem em abundância, como: o lixo, o sol, o vento, entre outros.
                          Érica

4 comentários:

  1. Eu já escrevi no meu blogue que somos todos uma cambada de hipócritas... e a malta que está na "Europa" então nem descrevo que é para não ir preso!!!
    Nem preciso de escrever mais nada...

    ResponderExcluir
  2. Olá Érica

    Eu sempre achei uma farsa esta história dos biocombustíveis - só os aceito quando se trata de reciclar óleos de cozinha!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Calma gente, e quando acabar o petróleo...
    Teremos de ter algo, pois os carros estarão por ai, e sem bateria eficiente!
    Sera que todos voltariam a andar de carroça ou bike?

    ResponderExcluir
  4. É fácil... só tem de escolher: ou come... ou anda de carro...

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...