Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Denuncie Crimes Ambientais







Segundo o artigo 225, da Constituição Federal, "todos têm o direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para os presentes e gerações futuras". 

O Partido Verde do Estado de São Paulo pede o apoio da população para denunciar a prática de crimes contra o Meio Ambiente. 

Conheça algumas agressões ambientais e suas conseqüências

Lixo - Segundo a Secretaria Nacional de Saneamento Básico, cada brasileiro produz em média 920 gramas de lixo sólido por dia. O lixo na rua atrai insetos e roedores transmissores de doenças, além de ser um dos grandes responsáveis por alagamentos e enchentes em grandes cidades. 

Poluição das Águas - Apesar de 75% da superfície do planeta ser recoberta por água, a água doce não representa mais do que 3% desse total. A poluição das águas é um dos principais responsáveis pela morte de peixes, aumento da população de mosquitos e outros insetos, crescimento de algas nocivas ao ecossistema e, muitas vezes, comprometimento irreversível da qualidade da água, o que compromete, por consequência, a saúde humana.

Ocupação de Mananciais - A invasão de áreas naturais protegidas por lei causa desmatamento e degradação do meio ambiente com sérias consequências à qualidade de vida da população. Ecassez e poluição da água, extinção de fauna e flora, doenças e ploriferação de insetos também são resultados da ocupação de mananciais.

Poluição do Ar - Considerada por muitos cientistas como um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, a poluição do ar também é responsável pela ocorrência da chuva ácida que provoca o empobrecimento do solo e causa danos permanentes à vegetação, aos rios e aos outros seres vivos. A poluição do ar também é responsável pelo alto índice de doenças respiratórias nas grandes cidades.

Queimadas - As queimadas causam alteração do solo, extinção da fauna e da flora, assoreamento de rios, desertificação, poluição do ar, destruição da camada de ozônio e efeito estufa, além de doenças respiratórias, de pele e aquecimento do planeta.

Corte de árvores - O desmatamento é um dos principais causadores do aquecimento global e da extinção de espécies da fauna e da flora. Além disso, provoca assoreamento dos rios, desertificação e enchentes, causando um desequilíbrio ecológico irreversível.

Tráfico de Animais - A proteção da fauna está prevista na Constituição brasileira. É considerado agente do tráfico de animais quem vende, exporta, compra, guarda, mantém em cativeiro ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna brasileira, bem como produtos e objetos dela oriundos. A captura e o comércio de animais silvestres é uma das principais responsáveis pela extinção de muitas espécies.

Denuncie

Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
DISQUE AMBIENTE: 0800 11 35 60

Ouvidoria Geral do IBAMA
Tel: (11) 3066-2638 / 3066-2635
E-mail: lverde.sp@ibama.gov.br

Ministério Público - SP - Promotoria de Justiça do Meio Ambiente
Tel.: (11) 3119-9102 / 9103 / 9800
E-mail: meioamb@mp.sp.gov.br

BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL - São Paulo Capital
Telefone: (11) 3030-6625
AV. RIO BRANCO, 1312 CAMPOS ELÍSEOS - SÃO PAULO / SP CEP: 01206-001

Renctas - Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres
www.renctas.org.b

Fonte: PV- SP

Um comentário:

  1. Pois é! Denuncie Crimes Ambientais...
    A Érica já viu as estatísticas de utilização do ECOSIA por parte do Brasil? É praticamente miseravelmente igual à utilização Portuguesa... E eu pergunto: o que custa às pessoas utilizarem o ECOSIA e ajudarem a WWF? Pelos vistos custa muita...
    Por isso se para uma coisa tão fácil como mudar o motor de busca o povinho não mexe uma palha... duvido que para ser denunciante a situação seja melhor!!!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...