Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Fórum Internacional de Sustentabilidade.

 Na semana passada ocorreu o Fórum Internacional de Sustentabilidade em Manaus, e contou com a presença de estrelas verdes,como:

  • Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos- e prêmio Nobel da Paz;
  •   pesquisador americano Thomas Lovejoy;
  •  o cineasta James Cameron- Avatar;
  • Marina Silva- candidata à Presidência da República pelo PV.


 Segundo a organização do evento, o objetivo é difundir práticas e mecanismos bem-sucedidos de desenvolvimento sustentável na Amazônia. Participam ainda líderes de ONGs ambientalistas e personalidades engajadas no movimento de sustentabilidade. 
http://www.forumdesustentabilidade.com/

Procurando sobre o assunto encontrei uma matéria interessante falando sobre o fórum ocorrido escrito por Caio Camargo do jornal Eldorado... leia!!!

Todo mundo concorda que é indispensável continuar o foco na infraestrutura e nas políticas de transferência de renda. É o chamado Bolsa Floresta. O quê fazer? Assistencialismo ou realidade? E a participação sempre importante da iniciativa privada. Não há cooperação significativa sem a adesão desse vértice.

O governador do Amazonas, Eduardo Braga, deixará o cargo nessa semana. Vai se candidatar ao Senado. Mas verbalizou uma frase definitiva: "a floresta amazônica em pé já vale mais do que derrubada".

Braga tenta convencer o cineasta Cameron a filmar na Amazônia. O esforço é tornar conhecida a maior floresta tropical do planeta.

Segundo o governador, a receptividade foi boa de ambas as partes. Braga aguarda também a aprovação, pelo Congresso, das leis de incentivo à aviação regional. Isso deve estimular ainda mais a indústria do turismo. A floresta como pólo gerador de negócios sustentáveis. Muitas empresas já adotam a prática e tentam conscientizar funcionários e colaboradores. E lucram, responsavelmente, com isso.

O Bolsa Floresta citado acima foi criado para estimular as populações indígenas pelo papel de preservação da floresta. Recompensa aos moradores que ajudam no manejo ecológico de rios e matas. Tudo muito bom, tudo muito bem.

  As empresas socialmente responsáveis aportam na Amazônia como nunca. Julgo que há apenas um fator negativo em marcha. Existem diversas propostas no Congresso para a criação do chamado "imposto verde". Meus amigos, nananinanão. Ninguém aguenta mais tributos nesse País. Nem pra ajudar a floresta.


Quer saber mais sobre este Fórum? Acesse os links abaixo:

  • O cientista que inventou o conceito de diversidade biológica, americano Thomas Lovejoy, criticou ontem, na abertura do Fórum Internacional de Sustentabilidade, em Manaus, a construção de estradas em regiões intocadas da Amazônia.
      Para Lovejoy, as rodovias representam impactos sérios e podem ser substituídas por ferrovias e hidrovias.
  • No Brasil, Cameron diz que fez "Avatar" para alertar sobre clima.

    O diretor de cinema canadense James Cameron afirmou , no coração da Amazônia, que seu último filme, "Avatar", foi realizado para "combater o ceticismo" e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de fazer algo contra a mudança climática.

  • Otimista, Al Gore aposta em tecnologia contra aquecimento 
     O ex-vice presidente dos EUA e ativista ambiental Al Gore ainda acredita que "podemos solucionar completamente a crise do clima, com folga", apesar do fracasso da conferência de Copenhague no fim de 2009. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...