Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 13 de abril de 2010

País pobre vê "chantagem" financeira de rico no clima

Era para ser um encontro de reconciliação. Mas a primeira rodada de negociações sobre o clima após a fracassada conferência de Copenhague terminou neste domingo (11) em Bonn, Alemanha, com países desenvolvidos e em desenvolvimento se acusando mutuamente de “oportunistas” e “chantagistas”.
O pomo da discórdia, mais uma vez, é o controverso Acordo de Copenhague, o documento produzido na conferência de dezembro passado, acalentado pelos Estados Unidos e achincalhado por países pobres.
Os Estados Unidos e outros países ricos, como a Dinamarca, negaram auxílio financeiro imediato até 2012 – o chamado “fast money”- a projetos ligados ao aquecimento global a nações que não assinaram o acordo, como a Bolívia e o Equador.
A informação, divulgada pelo diário americano “The Washington Post” no fim-de-semana, elevou a tensão.
A Bolívia é um dos maiores opositores do acordo, resultado da conferência do clima da Dinamarca.
Voluntariado – O documento é uma declaração política que não recebeu o aval de todos os países da conferência e que não diz como quer limitar o aumento da temperatura global a 2 ºC.
Além disso, ele prevê que países proponham metas de redução de emissões poluentes de forma voluntária, ao contrário do atual Protocolo de Kyoto, que obriga países ricos a reduzirem suas emissões. Esse compromisso termina em 2012, e a ONU tenta negociar um novo acordo obrigatório.
O embaixador boliviano junto à ONU, Pablo Solón, disse em entrevista à Folha que a tática “é quase uma chantagem”. “Ajuda financeira é obrigação deles.
Eles são os responsáveis [pelo aquecimento global]“, disse o diplomata. Segundo Solón, também a Dinamarca teria cortado auxílio financeiro à Bolívia, ao dizer que vai distribuir ajuda em outras regiões.
O Secretário-Executivo da Convenção, Yvo de Boer, afirmou à Folha que não acha que “assédio” seja “eficaz para convencer as pessoas”. A questão agora, continuou, é se concentrar nos elementos do Acordo que podem ser usados para avançar nas negociações.
Segundo o último balanço da ONU, 113 dos 192 países da Convenção do Clima aderiram ao Acordo de Copenhague.
“Oportunistas” – Já os Estados Unidos veem o auxílio financeiro ao clima e o Acordo de Copenhague como pacote único. “Para os EUA, o “fast money” foi uma criação específica do Acordo de Copenhague.
Os países que fazem parte do acordo podem esperar o financiamento. Se não fazem parte do acordo, não estamos interessados em priorizar esses pedidos”, disse Jonathan Pershing, negociador norte-americano. “Não é um processo para oportunistas.”
Martin Khor, diretor-executivo da organização não-governamental South Centre, acha que a medida contraria as regras da Convenção do Clima. “A convenção prevê auxílio para países em desenvolvimento que tomarem certas ações. Não é preciso assinar nenhum documento”, disse.
A retomada das negociações em Bonn, sede da Convenção do Clima das Nações Unidas, foi noite adentro diante do desacordo sobre os próximos passos até a cúpula de Cancún, no México, onde os países em desenvolvimento esperam fechar um tratado legal para combater o aquecimento global.
Muitos países pobres temem que o Acordo de Copenhague se torne a única base para as negociações daqui em diante, deixando de lado o caminho trilhado até agora pela convenção.
Mas os países decidiram tomar como base todos os textos negociados até agora, incluindo talvez o acordo. Deve haver entre duas e três reuniões até o México, para tentar fechar um tratado em Cancún. De Boer descarta a possibilidade. (Folha Online)

Fonte: Ambiente Brasil,13/04

Um comentário:

  1. Olá! Vai começar a miséria outra vez?
    Já nem ligo a estas reuniões... pois já sei sempre, como sabia na COP15, como acabam...

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...