Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Que vergonha !!!

Um relatório aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) identificou um desequilíbrio na distribuição de dinheiro do Ministério da Integração Nacional para prevenir desastres naturais.

A auditoria constatou várias falhas no processo de transferência, controle e fiscalização de recursos federais para a prevenção de desastres em estados e municípios. Mas o que mais chamou a atenção foi o desequilíbrio na distribuição do dinheiro.

Entre 2004 e 2009, o Ministério da Integração Nacional aplicou R$ 358 milhões em prevenção. A Bahia, que não sofreu com grandes chuvas nesse período, ficou com a maior parte, 37%. São Paulo recebeu menos de 9% e o Rio de Janeiro, 0,65%.

Considerando apenas os dois últimos anos, a pesquisa mostra uma concentração ainda maior. A Bahia ficou com 65% do dinheiro e o Rio de Janeiro com menos de 1%.

Até a semana passada, o ministro da Integração Nacional era Geddel Vieira Lima, que deixou o cargo para se candidatar ao governo da Bahia.

O relatório da auditoria foi aprovado por unanimidade pelo plenário do TCU. Entre as determinações que faz ao Ministério da Integração Nacional, está a adoção de critérios objetivos para o repasse de recursos. Critérios baseados, por exemplo, no mapeamento das áreas de risco em estados e municípios.

“São os critérios técnicos que devem servir de bússola para a destinação de recursos nessa área tão sensível do estado”, afirmou o ministro relator Benjamin Zymler.

O ex-ministro Gedel Vieira Lima disse que a distribuição dos recursos depende de projetos dos estados e municípios. Segundo ele, além de a Bahia ter apresentado mais projetos, o Nordeste precisa de mais atenção.

O Ministério da Integração Nacional informou que foi criado um grupo de trabalho para definir critérios de repasses de recursos e atender às determinações do TCU.

Fonte: G1Notícias- Jornal Nacional- 08/04
Que feio isso??? Será que a distribuição dos recursos está relacionado com a os "currais eleitorais"?
                      Érica
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...