Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Por que incinerar o lixo? Não entendo...

As grandes cidades brasileiras não têm mais lugar para aterros sanitários. Isso é bom: novas usinas vão lidar melhor com o problema

Todos os dias, o Brasil produz uma quantidade de lixo suficiente para encher o estádio do Morumbi, em São Paulo

As grandes cidades, maiores produtoras de resíduos, não têm mais espaço para abrir aterros, e os antigos estão perto do limite – o que pode ser boa notícia, já que eles nunca foram uma grande solução para o problema e facilitam a contaminação do solo e da água.

Um novo jeito de lidar com o assunto deverá chegar ao Brasil até 2012, com a nova usina de incineração de lixo em planejamento pelo governo paulista. Ela deverá reduzir o volume de lixo, emitir poucos poluentes e até gerar energia elétrica.
Thiago Cid (texto) e Alberto Cairo e Gerson Mora (arte)





Thiago Cid (texto) e Alberto 
Cairo e Gerson Mora (arte). Fotos: divulgação. Fontes: Abrelpe, Emae e 
Secretaria de Saneamento e Energia-SPH

 http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI153978-15215,00-DIAGRAMA+ALTA+TECNOLOGIA+A+SERVICO+DO+LIXO.html

Fonte: Revista Época


 Dúvidas????

Por que o lixo deve ser incinerado? Incineração não causa poluição do ar? Não seria mais fácil aproveitar a energia do lixo através da captação e reutilização do biogás?
Não entendo mais nada!!!!
               Érica

4 comentários:

  1. Oi Érica. Também não entendo mas penso que é melhor poluir o ar do que os lencóis freáticos. Se existisse reciclagem correta, a parte para queima seria mínima, como em alguns países da Europa e Ásia, que aproveitam o calor desse processo e transformam em energia. A maioria do povo brasileiro ainda ignora os danos que o lixo causa ao meio ambiente e continua com o consumo desenfreado e não recicla. Espero que as campanhas consigam conscientizar as pessoas, ou a própria natureza o fará. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu não chamaria de "queima de lixo", esta tecnologia aproveita o conteúdo calórico contido nos residuos urbanos, que quando queimados em caldeiras de alto rendimento gera vapor superaquecido e consequentemente ao ser injetados em turbogeradores gera de energia elétrica.
    Queimar lixo polui ? Sim , caso não sejam implantadas normativas e tratamentos dos gases efluentes, esta tecnologia já possui este tratamento.
    Contaminar o lençol freatico não é um problema maior nem menor do que contaminar o ar, continua sendo um grave problema.
    Alem disso, nos aterros o lixões é produzido o famoso gas metano , que é 21 vezes masi poluidor que o CO2.
    Já foi comprovado também que utilizando esta tecnica de Termovalorização as emissões de gases poluidores diminuim em um 38%.
    Se existesse reciclagem a parte queimada seria minima? Não
    O material para reaproveitamento não supera o 15 % do total de lixo coletado.
    para complementar esta tecnologia, seria interessante contar com um tratamento de resíduos organicos em biodigestores, para obter uma captação eficiente do BIOGAS ( Metano + CO2).

    Espero ter esclarecido suas dúvidas
    grato
    Gerardo M A Lescano

    ResponderExcluir
  3. Realmente quando falei da queima mínima acho que estava viajando, pois estava pensando que materais como papel, plástico e metal seriam reciclados e o lixo orgânico transformado em fertilizante, o que sobra? Talvez porque morei em um país asiático que transforma até os dejetos humanos em adubo. Aqui isso é utopia.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito bom quando recebo comentários inteligentes como o da Marina e do Gerardo.
    Eu fiz minha monografia de especialização sobre o aproveitamento do biogás para se transformar energia, por isso acho essa tecnologia de incinerar e depois transformar em energia, meio estranha. Mas agradeço pela explicação Gerardo, foi util. E muito obrigada Marina.
    Infelizmente O Brasil ainda está gatinhando em relação aos 5 R`s do lixo.
    Abs e obrigada pelos comentários pertinentes de ambos.
    Abs,
    Érica Sena

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...