Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 18 de julho de 2010

Vídeo Ilha das Flores

 A Ilha das Flores, por mais que já sido feito a 22 anos atrás por Jorge Furtado, continua atual.


Segundo pesquisa, ele foi reconhecido mundialmente, sendo considerado pela crítica européia com um dos melhores 100 filmes do século.
O autor mostra de forma contundente como o sistema econômico, no qual estamos inseridos, contribui para a desigualdade e a indiferença com a necessidade alheia. Através de fatos corriqueiros, o autor narra a  trajetória de alguns personagens divididos em classes sociais: uma dona de casa que vende produtos de beleza para ajudar no orçamento doméstico, um produtor de tomates, um fazendeiro e criador de porcos e finalmente os moradores da Ilha das Flores. Na narrativa, muitas informações são mostradas através de uma linguagem científica, cuja  a intenção é a de  “igualar” o ser humano por meio de descrições que denotam a raça humana. Contudo, mostra o desigual tratamento dado aos “iguais” seres humanos, colocando-os inferiores aos porcos. Na concepção do autor, o que determina a diferença entre os humanos é sua classe social, os bens que possui.

Mulheres e crianças que se alimentam de restos que foram descartados por tratadores de porcos e considerados como impróprio para o consumo, podem parecer, para muitos, sentimentalismo ou exploração da desgraça alheia,  no entanto  são fatos, e como tais devem ser apresentados. Graças a  iniciativas como essas, a questão pode ser retomada nas rodas de conversas ou, pelo menos,  nas cadeiras das universidades. Ilha das Flores, uma comunidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, foi o cenário dessa história, mas poderia ser qualquer outra das muitas existentes em igual condição no Brasil e no mundo. As opiniões em torno do tema são divergentes, contudo isso não impede que um desejo seja unânime: que não existam mais “ilhas das flores”.    



Reflitam!!!!!
Eu dedico esse post a minha amiga Ana Maria da Silva....bjkass amiga..obrigada pela força!! 
 Boa noite e boa semana para todos!
bj
  Érica Sena

2 comentários:

  1. Este vídeo é brilhante! Ainda mais se a gente lembrar que ele já foi feito em 1989. Jorge Furtado mandou muito bem!

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti esse video na época em que fiz formação de professores e mais tarde utilizei também. O mais triste é saber que ainda existem "ilhas das flores" por mais que a gente não queira. E ainda saiu em uma revista conhecida que o Brasil irá se livrar da miséria em 2016... esperamos que sim, mas será?

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...