- Os quilombos, que na
língua banto significam
"povoação",
funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de
resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de
fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.Ainda existem alguns deles...
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/consciencianegra/quilombos.html
A vitória da Comunidade Quilombola de Ivaporunduva
Desde 1994, a comunidade
quilombola de Ivaporunduva aguardava o registro. Esta conquista, por
força de decisão judicial, abre caminho para que outros quilombos no
Vale do Ribeira e do Brasil, que estão na espera consigam também
registrar suas terras.
Vista de parte do território de Ivaporunduva |
Reconhecido primeiro pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) em 1997, depois pela Fundação Palmares em 2000, o quilombo de Ivaporunduva teve, finalmente, suas terras registradas no Cartório do Registro de Imóveis da comarca de Eldorado, município paulista do Vale do Ribeira, no último dia 1º de julho. Cumpriu-se, assim, a decisão judicial julgada pela 2ª Vara Federal de São Paulo e confirmada pelo Tribunal Federal da 3ª Região em São Paulo, no final de 2008, e ainda o que determina o artigo 68 dos Atos de Disposição Constitucional Transitória (ADCT), os artigos 215 e 216 da Constituição Federal, o Decreto nº 4887/2003 e a Instrução Normativa Incra nº 57/2009.
Desde 1994, a Associação do Quilombo de Ivaporunduva lutava pelo registro por meio de ação judicial. “Foi uma importante vitória não só para nós do Vale do Ribeira, mas para todos os quilombos do Brasil. O artigo 68 da ADCT da Constituição foi cumprido”, diz Benedito Alves da Silva, o Ditão, líder da comunidade de Ivaporunduva, que foi protagonista dessa luta desde o início. Ditão, como é chamado, foi um dos fundadores da associação onde ocupou vários postos. "Pela primeira vez no Brasil o negro é dono da terra, uma terra que a gente ocupava há mais de 400 anos. Tem uma frase que ouvi no Pará que resume bem a importância desse registro: terra titulada, liberdade conquistada", afirma com orgulho o líder quilombola. (Leia no final do texto como é o processo de titulação).
Festa vai celebrar a conquista
A decisão abre caminho para que outros quilombos, que também estão na fila de espera, consigam o registro de suas terras. A dra. Michael Nolan e a dra. Maria Sueli Berlanga da Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira/SP (Eaacone) acompanharam toda a tramitação em defesa dos direitos da comunidade. “É o primeiro quilombo do Estado de São Paulo a ter sua área totalmente registrada, graças a uma ação judicial movida pela comunidade. É um precedente que vai ajudar outras comunidades a conseguir seus títulos de terras”, afirma a dra Michael.
Ao ter suas terras registradas, a comunidade poderá ter acesso a programas de financiamento e dos governos federal, estadual e municipal, que poderá impulsionar suas atividades agrícolas entre outras.
Para comemorar a titulação, Ivaporunduva, a mais antiga das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira (leia abaixo texto sobre a comunidade) já marcou uma festa, bem ao estilo quilombola. Deverá ser na primeira semana de dezembro, informa Ditão. "Vamos aproveitar para refletir sobre isso, sobre essa vitória e vamos convidar companheiros de todo o Brasil para fazer isso junto com a gente numa festa".
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco