Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

As vezes temos que tomar atitudes extremas...

 Bem, para quem não sabe lecionei desde 1999 até este ano...11 anos de magistério. Pq usei a palavra lecionei e não leciono? Porque exonerei meu cargo  de professora concursada pela Prefeitura de SP ontem.
 Foi uma decisão difícil, mesmo a desejando há vários anos!! O que me fez " chutar o balde" agora em agosto foi o chegar no ápice do stress, da frustração como professora da rede pública, e também por ver na maioria dos meus alunos - crianças/ pré- adolescentes de 5 e 6 série a maldade nos olhos, a alegria em denegrir e machucar os amigos, a falta de valores. Imagino que tudo isso seja fruto de uma família desestruturada, na qual a sociedade os joga a margem e por revolta aprendem a ser tão frios, tão rudes uns com os outros, e com eles mesmos.
  Eu estava há alguns anos dando aula para adultos cheios de problemas, mas lutadores, felizes e sonhadores. Essa troca de clientela me fez enxergar o papel idiota que  tornaram o professor atualmente, ao desenvolver inúmeras funções renegadas pelos familiares, como : educação de berço,  valores, respeito,etc.... Confesso minha fraqueza ao não aguentar essa carga toda de energias pesadas, os olhares perversos,e as frases mal educadas dos alunos.É uma coisa louca de se falar, mas isso pega...saia da sala de aula com vontade de torcer o pescoço do primeiro que viesse falar comigo...hahaahah

 Graças a Deus, nesse meio há os seres de luz, carinhas meigas, olhares de piedade, e muitos beijos, abraços, bilhetinhos carinhosos....Destes sentirei falta e me sinto frustrada por não ter conseguido acompanhá-los até, pelo menos, o fim do ano letivo.

Do restante, sinto compaixão, pois sei do enorme fardo que carregam, das imagens horriveis que já tiveram da vida, dos maus exemplos e de perceberem desde cedo o quanto a vida é dura e triste aos que não tem nada aos moldes da sociedade capitalista e hipócrita.

  Me disseram que tudo o que fazemos deve ser feito com amor!! Enquanto eu acreditei q poderia ajudar meus alunos eu fiz com amor, mas a partir do momento que percebi que existia uma barreira muito larga entre o que eu queria oferecer e o que eles queriam receber, perdi o interesse, e com isso o fato de ter que prosseguir nesse caminho de espinhos me levou a problemas físicos, psíquicos que acabou por me levar um afastamento de 15 dias, e no qual resolvi não voltar mais.
 Não me arrependi, ontem ao contrário do que pensava, que seria o dia mais feliz da minha vida, não foi.Tranformações radicais doem e deixam um ar de saudades,  mas de vida nova...rs...Hj, me sinto bem e sei que fiz a coisa certa.
 Estou com muitos projetos para colocar em prática!! A área ambiental é que escolhi para trabalhar e estou pondo fé que portas irão se abrir, pois  tomei atitudes corretas, de acordo com minha razão e meu sentimento, além da aceitação de minha família, dos meus amigos professores e da direção da escola.. o que me alivia e muito...pois sei q tenho pessoas do meu lado torcendo por mim e se qualquer coisa der errado tenho a quem recorrer ajuda.

 Me considero um pessoa abençoada por ter uma correntes de energias positivas ao meu redor...e feliz tb por ter me dado a chance de recomeçar do zero!!!

  Eu aprendi, nestes 11 anos na educação, mais que ensinei. Se hj, sou essa pessoa desinibida, lutadora e ambientalista devo a essa profissão.
O q me entristece é ver que umas das profissões mais lindas do mundo: a de ensinar, é vista com tanto desprezo pelos alunos ( que o consideram como inimigos deles), pela sociedade e governo.!! Só quem trabalha ou trabalhou numa escola  sabe o que estou falando!!!

           Agradecimentos:
  • a minha família que me entendeu e me ajudou e ajuda..rs;
  • aos meus amigos da escola ( prof, agentes do quadro de apoio, coordenação, direção) que carinhosamente concordaram com a minha escolha e torcem por mim.
  • aos meus alunos: crianças e adultos; quietinhos e encapetados; estudiosos e preguiçosos, com sonhos e sem sonhos; que gostavam de mim e que não gostavam...isto é, a todos ( milhares viu!!..rs) que sigam o caminho correto e tenham paz, saúde e prosperidade!!!
  • ah, ao meu Anjo da Guarda que teve uma participação pra lá de especial nessa escolha...rs
   Obrigada a todos!!!!  Obrigada a EMEF MONTEIRO LOBATO!!
Espero que esse meu exemplo possa a ajudar a quem se encontra numa situação de desconforto e frustração!!

Como diz Luciano Huck :  É AGORA, OU NUNCA"!!!! 
                   Bjs a todos,
  Érica Sena







4 comentários:

  1. Sabe Érica, muitas vezes tive esta mesma sensação, de angustia, perante nossa insatisfação na arte de educar,os alunos sem nos darem valor, fiz 25 anos de estado e agora estou aposentada em uma matrícula, na outra trabalho no laboratório de informática, que é outra realidade, os alunos adoram.
    Admiro sua coragem, acho que vc fez o que deveria ser feito, é muito ruim a sensação de estar enganando e sendo enganado.
    Boa sorte nestes novos caminhos que com certeza se abrirão.
    Maria Clara

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz por me entenderem!!
    Obrigada e boa sorte,
    bj
    Érica

    ResponderExcluir
  3. Acho que você estave no ápice do sofrimento da "Síndrome de Burnout". Já ouviu falar?

    ResponderExcluir
  4. Admiro a sua coragem. Tenho 7 anos de magistério e várias vezes já me passou pela cabeça "chutar o balde", mas ainda não tive coragem de recomeçar do nada.
    O colega com o comentário acima está correto, provavelmente Síndrome de Burnout, ainda bem que você se movimentou e fez algo para que rompesse o ciclo.
    Boa sorte em seu recomeço!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...