quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bituqueiras serão espalhadas em SP

Prefeitura finaliza, até o final de setembro, projeto para colocar milhares de recipientes nas calçadas. Cidade produz oito toneladas de bitucas por dia

A Prefeitura de São Paulo está finalizando um projeto que pretende espalhar milhares de bituqueiras pela cidade. O objetivo é tirar das ruas cerca de oito toneladas de bitucas produzidas por dia pelos fumantes da metrópole, segundo estimativas. A sujeira ocupa boa parte do tempo de trabalho dos garis.

O projeto deve ficar pronto até o final de setembro e é coordenado pela SP Urbanismo, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. A prioridade é colocar as bituqueiras na frente de bares, restaurantes e casas noturnas em bairros como Pinheiros, Vila Mariana, Vila Olímpia e Moema, áreas com grande concentração de fumantes nas calçadas.

De acordo com a diretriz central do projeto, os recipientes serão viabilizados economicamente por parceria entre comerciantes e Prefeitura, com a adoção de Termos de Cooperação. Em contrapartida, poderá ter publicidade nas bituqueiras, método que se enquadra no artigo 50 da Lei Cidade Limpa. A administração municipal estuda se há necessidade de um decreto sobre o assunto. Nesse caso, para entrar em vigor, precisaria de aprovação da Câmara.

Outra possibilidade cogitada é a ausência de propaganda nos recipientes. Nessa hipótese, haveria apenas a necessidade de aprovação da SP Urbanismo e da subprefeitura da área.
Alguns comerciantes interessados no projeto já enviaram protótipos das bituqueiras. Em um dos modelos, foi estampada uma caveira para tentar inibir o hábito de fumar. 

Aproximadamente 2 mil bitucas foram recolhidas ontem na Avenida Paulista, perto do Conjunto Nacional, como parte de uma campanha contra o tabagismo feita pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. Cerca de 50 médicos e enfermeiras varreram as calçadas e fizeram exames em 150 pessoas.(Luciano Cavenagui)

Fonte: Diário de SP, 26/08