Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 22 de agosto de 2010

Hoje é dia do folclore!

 Cada vez mais datas importantes dentro do nosso calendário são esquecidas. Qdo eu era criança o dia 22 de agosto era lembrado nas escolas e na mídia também.Hj, nem falam mais!!
Pq foi esquecida? Pq não rende dinheiro ao consumo? 
Acho essa data importante, pois além de não levar ninguem aos shoppings, é dia de relembrarmos nossas raízes, nossa cultura.
O Brasil é tão rico em folclore e não pode deixar essa data passar em branco...Temos, mais do que nunca, rever nosso passado, para construir um futuro com valores reais.

Hj assisti um quadro muito legal no Faustão, de um cara que admiro muito - Mário Cortela, no qual explicou a origem das expressões populares.
Assista se puder!!

 Agora, mais informações sobre FOLCLORE
Os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo. Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965.
Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é ''conhecimento popular''.
As manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais e os enriqueceram com novos hábitos criados após a reunião.
O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola.
Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, e os objetos de cerâmica, madeira e couro. Os tecidos, a renda, os adornos de miçangas e penas, também existem ainda muitas outras atividades que fazem parte do folclore.
O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores.
Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a saber, ao mesmo tempo, parte de sua História.
O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele, estão as marcas dos diferentes povos que formaram nossa nação, principalmente o indígena, o africano e o europeu. Imagine uma colcha de retalhos multicolorida com uma mistura de figuras geométricas, estampas e texturas. Assim é nossa herança cultural.
Saci-pererê, feijoada, redes de dormir, chinelo de palha, fita do Nosso Senhor do Bonfim, brincadeira de esconde-esconde, bumba-meu-boi, samba, panelas de barro, ferradura atrás da porta, carnaval e futebol. Conhecer, cultivar e estudar nossas tradições é uma forma de manter vivas as raízes nacionais. Veja aqui o que é folclore e conheça as principais tradições do nosso povo.


Popular ou folclórico?
O folclore é popular, mas segundo grandes estudiosos do assunto – como Luís da Câmara Cascudo –, nem tudo o que é popular é folclórico. Para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anônima, ou seja, não se saber ao certo quem o criou. Deve ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos. Também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração. A transmissão? De boca em boca. Ao pé do fogo, na beira do fogão, nos encontros sociais, na missa, enfim, no dia-a-dia do nosso país.

Conheça outros sites que falam também de Folclore:
http://folclorebrasileiro.vila.bol.com.br/principal.html
http://www.oraclers.hpg.com.br/
http://www.brasilfolclore.hpg.com.br/
http://www.guiamarau.com.br/5xdigital/piao2.htm


http://o2o2.vilabol.uol.com.

Será que nossas crianças conhecem essas figuras??? É hora de apresentá-las!!!
  Boa semana!!
        abs.

   Érica

2 comentários:

  1. Grande lembrança.......adorava trabalhar na Educação Infantil este tema com as crianças......mil bjcas p/ vc !!!!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...