Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Metade das cidades brasileiras usam lixão a céu aberto!

Metade dos municípios brasileiros ainda usam lixões a céu aberto como destinos para os resíduos sólidos, segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2008, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. 

 
De acordo com o levantamento, 22% dos municípios destinam o lixo a aterros controlados e 27,7%, a aterros sanitários.
O IBGE afirma que o quadro exige soluções urgentes, mas destaca que o número de municípios que usam os lixões caiu nos últimos 20 anos. Em 1989, 88% dos locais armazenavam resíduos sólidos a céu aberto; em 2000, ano em que o IBGE realizou a pesquisa anterior, eram 72,3%.
Em alguns locais, porém, a situação é bastante grave. Piauí, Maranhão, Alagoas destinam mais de 95% dos resíduos aos lixões.
Santa Catarina foi o Estado com os melhores resultados na coleta. Lá, 87,2% do lixo é destinado a aterros sanitários controlados.
A Pesquisa Nacional de Saneamento Básico levantou informações sobre todos os municípios brasileiros. Os pesquisadores do IBGE foram a campo no segundo semestre de 2008. 

Fonte: Folha de SP, 20/08

Um comentário:

  1. Amei conhecer seu blog, embora tenha sido uma visita rápida. Sou Psicóloga e tenho um blog www.humano.psc.br.
    O tema ambiental é empolgante e delicado por tudo que envolve.
    Mas eu procurava na net um jeito de conter um pouco das águas de chuva que descem da serra por um córrego bem fininho que enche quando chove. Ele passa atrás da minha casa e já sofri com enchente algumas vezes. estou construindo outra casa com o nível do piso bem mais alto mas queria sugestão para plantar alguma coisa nesta margem. Poderia ser árvores, arbustos ou o quê? Já tem bananeira, goiabeira e bambuzia...
    beijos, Lucia!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...