Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Segmento das construções sustentáveis cresce no país


 A preocupação com o meio ambiente provoca o crescimento da construção civil sustentável.  
 
A preservação do meio ambiente e o impacto que o homem causa ao ecossistema chegam à construção civil.

O resultado dessa preocupação é o crescimento das construções sustentáveis, um novo segmento que ganha cada vez mais espaço no Brasil.  
Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a construção sustentável traz retorno econômico. O custo da obra acaba sendo maior porque utiliza tecnologias mais modernas, como sistemas de aproveitamento de águas pluviais e tratamento de água. Porém, esse valor gasto a mais é recuperado em pouco tempo. “A venda do empreendimento é mais rápida, além da redução dos custos operacionais da edificação”, explica a consultora em sustentabilidade Rejane Pieratti. Os gastos são reduzidos a partir da diminuição do consumo de água (que gira em torno de 40%), do consumo de energia elétrica (30%) e a redução da produção de resíduos (que atinge 70%). 

A ONG Green Building Council Brasil afirma que o setor das construções sustentáveis cresceu 27% no período de 2005 a 2008, e a previsão de crescimento até 2013 é de 53%.  Ainda segundo a ONG, a cada R$ 1,00 investido na construção de edifícios sustentáveis, em 20 anos, R$ 15,00 são retornados, sendo deste total, 74% economizados em saúde e produtividade dos ocupantes, 14% na operação e manutenção e 11% no consumo energético e hidráulico. 
A diretora da Associação Nacional de Arquitetura Bioeclógica (ANAB), Silvia Manfredi, é otimista em relação à expansão do segmento no Brasil. "A construção sustentável está em franco crescimento. Existem pessoas muito conscientes da sua responsabilidade com relação ao meio ambiente, principalmente as gerações mais jovens. O fato é que em pouco tempo a construção sustentável será a única solução possível, face a todos os desafios ambientais que já começamos a enfrentar: o alto custo dos recursos naturais e a escassez deles".
            A construção sustentável baseia-se no tripé da sustentabilidade: deve ser ecologicamente correta, consumindo menos recursos e causando menor impacto ambiental. Além disso, deve ser socialmente justa, culturalmente aceita e economicamente viável. Para se ter uma idéia de que forma a construção sustentável beneficia o meio ambiente, basta citar os seguintes dados do Sindusco, Secovi e Eletrobrás:

. o setor da construção  civil é responsável por 42% do consumo de energia elétrica;
. 21% do consumo de água;
. 50% do consumo dos recursos naturais do planeta;
. 75% do consumo de madeira da região amazônica;
. produz 60% da massa de resíduos sólidos no Brasil   

Assessoria de Imprensa:
Máquina Comunicação Corporativa Integrada: (61) 3323-2884.
Rosiene Assunção- (61) 8471-2687  rosiene.assuncao@maquina.inf.br
Pricila Caied (61) 8111-6850. E-mail: pricila.caied@maquina.inf.br
Camila Fernandes: (61) 8112-2757. E-mail: camila.fernandes@maquina.inf.br

 
Fonte: Máquina Comunicação Corporativa Integrada

Obrigada Rosiene pela sugestão!!!.

Um comentário:

  1. Olá Érica
    A maior parte das pessoas não sabe nem sonha o impacto que as construções têm na sustentabilidade e no consumo energético. È muito elevado, quer devido ao acto de construir, quer à manutenção durante o tempo de vida, quer mesmo devido aos resíduos criados no "fim de vida".
    É urgente não que aumentem as construções, mas a percentagem de construções sustentáveis (ou próximo disso, porque 100% sustentável ainda é uma miragem).
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...