Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 25 de setembro de 2010

Áreas verdes da Região Noroeste e Oeste da RMSP



                                                Foto: Pq S Dom- Érica Sena

Opções não faltam!!

A região Noroeste do Município de SP aglutina uma quantidade importante de áreas verdes que nos ofertam gratuitamente lazer, bem estar, sociabilização, além de benefícios para o meio ambiente e para saúde. Dentre as inúmeras ofertas, destacam-se os  parques Estadual do Jaraguá, São Domingos, Villa Lobos, Cidade Toronto e Villas Boas. A bióloga Érica Sena passou por esses locais e comenta nesta edição a atual condição desses parques.
 
Fundado em 1961, o Parque Estadual do Jaraguá tem uma área de 5 mil hectares. Representa uma das últimas vegetações remanescentes da Mata Atlântica em áreas urbanas da nossa cidade, sendo tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1994. O local possui um grande valor histórico, estético, econômico, ambiental e de lazer. Este parque costuma ser mais lembrado por seu pico e suas antenas - o ponto culminante da cidade, elevando-se a uma altitude de 1.135 metros. Possui uma infra-estrutura boa e oferece local para a realização de palestras, shows e eventos. 

Análise: 
Infelizmente, mesmo com essa importância toda, tem alguns aspectos que precisam ser revistos. O Lago do Parque está contaminado há anos e não foram tomadas atitudes pelos órgãos públicos para despoluí-lo. Outro sério problema é o seu entorno, onde ocorre um crescimento desordenado de favelas, que adentram a área, formada pelos índios da aldeia Jaraguá Ytu. Em condições de precariedade, muitos vivem da venda de artesanato na área do Parque. A falta de cuidado e infra-estrutura (pontos de ônibus, calçamento e segurança) no entorno atrapalham a visitação de um maior número de pessoas a esse ponto turístico de São Paulo.
 
Criado numa área remanescente de um plano de arruamento do bairro aprovado em 1953, o Parque São Domingos foi aberto ao público em 1980. Possui uma área de 80 mil m² distribuídas em bosques, áreas ajardinadas, quadras esportivas, pistas de Cooper, playground, espaço para churrasco, sanitários, anfiteatros (tipo romano e tipo arena), aparelhos de ginástica e um lago cercado. 

Análise
  Por ter uma boa infra- estrutura e boa localização poderiam ter mais práticas e informações de Educação ambiental, como também, identificação de seus espécimes vegetais. Achei insuficiente o número de lixeiras no local. É interessante o uso dos bambus como cercas dividindo a parte cimentada da gramada.

O Parque Vila Lobos, fundado em 1989,está numa área de 732 mil m² que tinha a função de depósito de resíduos da CEAGESP, do material dragado do Rio Pinheiros e de entulho da construção civil. Localizado no Alto de Pinheiros, transformou-se numa ótima dica de lazer, esporte e cultura da cidade de São Paulo. Estima-se que durante a semana receba cerca de 5 mil pessoas/dia, nos finais de semana 20 mil e feriados 30 mil. Essa alta visitação se deve a sua localização e a ótima infra-estrutura existente: ciclovia, quadras, campos de futebol, “playground” e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de Cooper, um anfiteatro aberto com 750 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos e lanchonete. Ele dispõe de muitas atividades na área de educação ambiental, viveiros de mudas, observação de árvores e sua avifauna, shows e eventos. E o melhor, está sempre inovando suas atividades, principalmente na área de Educação ambiental. Foi um dos primeiros parques de São Paulo a garantir acessibilidade às pessoas com necessidades especiais.

Análise
  Sem dúvidas esse é um parque modelo, que soube usar seu espaço abrangendo todas as funções que lhe é permitido. É bom lembrar que, diferentemente dos outros parque descritos, é obra do Estado e não da Prefeitura. Vale à pena passar uma tarde!

Pertinho da Marginal do Tietê está o Parque Cidade Toronto, criado em 1992 em uma área remanescente do loteamento City América. Tem 109 mil m² formada principalmente por brejo e lagos. Em seu entorno existe o bairro de classe alta da City América. O parque nasceu de um programa de Cooperação Técnica entre as Prefeituras de São Paulo e de Toronto, no Canadá.
O Parque Toronto recebe um bom número de visitantes, que desfrutam da linda paisagem e conta com a presença da fauna com hábitos desse ecossistema (lagos e brejos), destacando-se: Martins-pescadores-grandes, socós, biguás, garças-brancas, além de outros animais. Em relação à flora, vem passando por um processo de recuperação de áreas degradadas, para diminuir o assoreamento do lago e proteger as nascentes. Já que se trata de uma parceria Brasil-Canadá, implantou-se um bosque de coníferas, simbolizando a paisagem canadense. Além disso, possui áreas para ginástica, pista de Cooper, quiosques, palco e playground com brinquedos típicos canadenses. É possível caminhar pelo lago sobre um píer.
Em relação ao seu lago, é abastecido pelo córrego Fiat Lux, margeando a Rodovia dos Bandeirantes e captando afluentes de diversas microbacias ( SABESP).

Análise: Atualmente não posso afirmar sobre a qualidade da água, mas já pude ver em épocas passadas áreas eutrofizadas (indícios de contaminação) e assoreadas.
Uma das coisas que deveriam ser repensadas neste local é o melhor aproveitamento da área para atividades de Educação ambiental, assim como estimular ainda mais práticas esportivas, corridas, etc. Fora isso, é um lugar super agradável, sossegado e bem cuidado.

Um dos mais novos parques da cidade é o Orlando Villas Boas, inaugurado em 2010. Criado numa área de 55 mil m² e ainda em fase de implantação, este parque já nasceu cheio de agravantes, pois está numa área contaminada pela Usina de Compostagem e a Faiveley Transport e sem passar por um processo total de descontaminação. Diante desse impasse, sobrevive sobre alerta de que o local possa a ser perigoso para a saúde dos freqüentadores.
Dados do Jornal O Estado de SP, informam que dentro do parque foram encontradas substâncias tóxicas em níveis superiores ao permitido, como cobre, chumbo e zinco. Nas águas subterrâneas, além dos metais, há contaminação por organoclorados, como o tetracloroeteno, que estão ligados à síndrome da fadiga crônica. Quando inalado em quantidade, o cloroeteno provoca perda de consciência. Segundo a CETESB, o acesso a algumas áreas onde há poluentes acima do permitido será restrito e não serão plantadas árvores frutíferas nem perfurados poços artesianos para aproveitar a água, já que o lençol freático também está contaminado. E por esse motivo a Comissão Parlamentar de Inquérito Ambientais da Câmara Municipal está apurando este caso.

Análise: 
Bem, não preciso dizer que minha posição como ambientalista é de espanto. Como deixaram esse parque ser aberto sem passar por um processo de descontaminação? E as futuras conseqüências quem se responsabilizará?

Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...