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segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Rodovia dos Bandeirantes ganha asfalto ecológico


Eleita pela quinta vez consecutiva a melhor do país, a Bandeirantes tem seu
pavimento recuperado com material reciclado e asfalto-borracha
A CCR AutoBAn apresentou no dia 10deste mês, o trecho modelo do novo pavimento da
Rodovia dos Bandeirantes balizado na preservação ambiental, ao utilizar em sua
composição asfalto reciclado e borracha de pneus velhos.

Além dos benefícios ecológicos, a recuperação total de 600 quilômetros de faixas
de rolamento das pistas entre São Paulo e Campinas proporciona mais segurança
e conforto aos usuários que, ao passar pela rodovia, percebem que a nova textura
do pavimento em contato com o veículo gera menos ruído, maior aderência dos
pneus e menor dispersão de água em caso de chuva, além de ser mais durável.

Para mostrar estes diferenciais da nova Rodovia dos Bandeirantes, a CCR
AutoBAn concluiu um trecho modelo, entre os km 85 e 78 da pista sentido Capital,
já com o pavimento reconstruído: contendo asfalto reciclado em um das camadas
estruturais e revestimento com asfalto-borracha na superfície.

Usina móvel

Parte do processo de reciclagem acontece na própria rodovia, em uma “usina
móvel” localizada no km 42, durante a execução das obras. O asfalto velho é
triturado e enriquecido com cimento e pó de pedra, para depois ser reaplicado.

Com a reciclagem, a CCR AutoBAn irá reaproveitar o equivalente a 14 mil
caminhões de asfalto removido das pistas.

 NÚMEROS
• Total de 600 quilômetros de faixas recuperadas
• Serão utilizados 450 mil pneus, o que equivale a 3,1 mil toneladas de pneus
descartados
• Pneus levam até 600 anos para se decompor
• Serão reciclados 84 mil metros cúbicos de asfalto velho, o que equivale ao
volume de 36 piscinas olímpicas ou à carga de 14 mil caminhões
• Mão de obra direta: 230 profissionais
• Mão de obra indireta: 690 pessoas
• Conclusão prevista para 2011
• Aumento de 20% na durabilidade do pavimento
• Ganho de 15% na aderência do veículo à pista
• A “usina móvel” tem capacidade para produzir 200 toneladas de material
reciclado por hora
• Investimento de R$ 82 milhões

2 comentários:

  1. Rodovia muito bem sinalizada, asfalto sem buracos e desníveis, agora ecológico. Paga-se caro por isso (pedágio) mas temos um ótimo retorno.

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  2. Sim... vais-me desculpar Érica... mas de ecológico nem o cheiro!!!

    ResponderExcluir

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Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

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