Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Acordo histórico na convenção da ONU sobre biodiversidade

Ministro do Meio Ambiente do Japão, Ryu Matsumoto preside sessão da COP-10, a convenção da ONU sobre diversidade


Representantes de cerca de 200 países fecharam um plano estratégico que prevê a proteção da biodiversidade, em nível global, nesta sexta-feira (sábado de madrugada, no horário do Japão). 

No acordo histórico, foram definidos 20 objetivos para deter o ritmo alarmante de desaparecimento das espécies que vivem tanto em terra quanto no mar. 

Também se enfatizou no acordo um protocolo ABS (sigla em inglês para Acesso e Distribuição de Benefícios). O documento versa sobre a distribuição de ganhos obtidos pelas indústrias farmacêuticas e de cosméticos graças a recursos genéticos originários de várias espécies (animais, plantas, microorganismos) presentes em, principalmente, países de clima tropical.
Essa era um dos pontos principais do comércio e de propriedade intelectual, que poderá assegurar bilhões de dólares em novos recursos as para nações em desenvolvimento.


Ministro do Meio Ambiente do Japão, Ryu Matsumoto preside sessão da COP-10, a convenção da ONU sobre diversidade
Esse era um dos pontos defendidos pela ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante a décima COP-10 (Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica), que envolveu reuniões durante as últimas duas semanas na cidade de Nagoia, no Japão.

"É um sonho que todos os países tinham em mente há muito tempo", comemorou o ministro japonês do Meio Ambiente, Ryu Matsumoto, que presidiu os debates.
Até o encerramento oficial da COP-10, nesta sexta-feira, não havia indícios de formalização de uma intenção de ação global.
Dois meses depois da imensa decepção com o fracasso da cúpula de Copenhague sobre as Mudanças Climáticas, o sucesso em Nagoia impulsiona o processo de negociações ambientais no âmbito da ONU. 

Fonte: Folha de SP, 29/10

Um comentário:

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...