Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Prestes a encerrar convenção global sobre biodiversidade, ONU tenta acordo histórico

Ministros de todo o mundo iniciaram nesta quarta-feira um esforço final pela aprovação de um novo tratado da ONU para a proteção da biodiversidade, enquanto o Banco Mundial sugeriu que sejam quantificados os benefícios que florestas, oceanos e rios representam para as economias e para o bem-estar humano.
Autoridades de quase 200 países estão reunidas em Nagoia, no Japão, para estabelecer novas metas de proteção das espécies animais e vegetais a serem cumpridas até 2020. As metas para 2010 em geral foram descumpridas. 
Falando no início dos três dias da fase ministerial do evento da ONU, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse que autoridades e empresas precisam atentar para o valor representado pela natureza em termos de alimentação, medicamentos, turismo e outras atividades.
AFP

Convenção global sobre a biodiversidade, a COP-10 que acontece na cidade japonesa de Nagoia termina na sexta-feira
"A produtividade da terra e dos mares está diminuindo, e com ela os serviços do ecossistema que são cruciais para que as pessoas saiam da pobreza", afirmou. "Espécies ameaçadas estão sumindo para sempre diante dos nossos olhos."
Delegados discutem desde a semana passada as novas metas para 2020 e um plano estratégico de 20 itens destinado a proteger estoques pesqueiros, evitar a perda e degradação de habitats naturais e promover a conservação de maiores áreas terrestres e marítimas.
Mas os países estão divididos a respeito do grau de ambição e sobre quem irá pagar a conta. Atualmente, o mundo dedica US$ 3 bilhões por ano à proteção da biodiversidade, mas alguns países em desenvolvimento dizem que seria necessária uma quantia cem vezes maior.
JAPÃO OFERECE AJUDA AOS PAÍSES
O Japão, que preside a cúpula, ofereceu US$ 2 bilhões aos países em desenvolvimento durante três anos a partir de 2010, mas não ficou claro se a União Europeia acompanhará esse esforço. "Realmente não viemos aqui com a mentalidade de uma conferência para fazer promessas", disse o representante europeu Karl Falkenberg. "A Europa, nos últimos oito anos, já vem gastando 1 bilhão de euros por ano."
Os EUA, que não ratificaram a Convenção sobre a Diversidade Biológica, participam do evento apenas como observadores.
Os países pobres se recusam a subscrever as metas para 2020 se não receberem mais verbas e se não houver acordo a respeito de um novo protocolo da ONU que lhes destine uma participação mais justa nos lucros gerados por seus recursos genéticos e biológicos --especialmente para os laboratórios farmacêuticos.
O Brasil salientou a necessidade de um acordo, e defendeu concessões e flexibilidade de todas as partes.
"Estamos todos cansados das infinitas reuniões que simplesmente adiam as soluções para os problemas. Também estamos cansados de decisões que são dissociadas da vida real", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
"Nos últimos dez dias, tivemos tempo suficiente para ver as diferenças que nos separam. Agora temos só três dias para ver o que nos une."
Convenção global sobre a biodiversidade, a COP-10 que acontece na cidade japonesa de Nagoia termina na sexta-feira

Fonte: Folha de SP, 27/10

3 comentários:

  1. Olá Eirca

    Vim agradecer e deixar mais um voto por aqui, obrigada!
    BOA SORTE!

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Continuamos sempre na mesma... idiotas e cegos... posso afirmar que temos a inteligência de um calhau... enquanto se pensar que o dinheiro é que vai salvar a Biodiversidade, As alterações climáticas ou seja lá o que for... o caminho é sempre o da ruína... por isso os que querem viver na eterna ilusão podem continuar a acreditar nestes tipos que só vêm dinheiro à frente dos olhos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Érica.

    Trabalho na comunicação do Programa Bayer Jovens. Enviei um email para você que acredito ser do seu interesse. Meu email é vfrancisco@jeffreygroup.com. Aguardamos sua resposta. Obrigado!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...