Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Represa Billings recebe 400 toneladas de lixo por dia


Garrafas pet, eletrodomésticos, bonecas, sofás, vaso sanitário e monitor de computador são alguns dos itens do lixo despejado na represa Billings, que recebe 400 toneladas de entulho por dia, de acordo com a Sabesp.


A falta de saneamento é outro problema, que faz com que bairros da zona sul próximos à represa, como Parque Primavera, Balneário São Francisco e Santa Terezinha, despejem esgoto em suas águas.


Para tentar reverter a situação, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) mantém um programa de melhoria ambiental, o Pró-Billings, que até 2015 deve regularizar o esgoto coletado na bacia em São Bernardo do Campo.

Ontem, a companhia assinou com a Jica (agência japonesa de cooperação internacional), em Tóquio, um contrato de financiamento no valor de US$ 63 milhões para encaminhar o projeto. As obras começam em janeiro.


A Sabesp também tem realizado mensalmente mutirões de limpeza.

"Antes, os moradores nadavam na represa. Hoje, ela serve como esgoto e lixão", diz o comerciante Rogério Viana, 34, que há 18 anos mora no Parque Primavera, de frente para a Billings.


Uma lei estadual foi sancionada no ano passado para proteger a represa, responsável pelo abastecimento de 1,2 milhão de pessoas na Grande São Paulo.


Sua bacia é habitada por 1 milhão de moradores -pelo menos 250 mil imóveis são irregulares.


Fonte: Folha de SP, 15/10



Que tal essa notícia para falar sobre ÁGUA: o tema deste ano no BLOG ACTION DAY 2010
Um evento anual realizado sempre no dia 15 de outubro que une blogueiros do mundo todo, postando sobre um mesmo assunto, com o propósito de espalhar discussões e guiar a população para uma ação coletiva.

3 comentários:

  1. Eu colocaria uma peneira em cada boca de bolo, em cada entrada e saída de esgoto.
    Nos rios que desaguam na represa.
    Simples assim...

    ResponderExcluir
  2. porem um dos maiores riscos e o metal pesado presente nos fluidos deste lixo!

    ResponderExcluir
  3. bom seria que os homens usasem a tecnologia para proteger o planeta,revolucionar com um mutirão universal para reciclagem de todo o lixo existente, renovar as águas dos nossos corregos,igarapés, e rios. mas o que vejo é a falta de interese pela proteção ambiental, e pensar que em minha cidade nem sequer tem um coletor de baterias de celular.

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...