Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 21 de novembro de 2010

5 áreas que são tendência no mercado sustentável



Na contramão de muitos mercados, os negócios sustentáveis estão em crescimento.

Quem opina é Jill Fehrenbacher, a fundadora e CEO do Inhabitat, um dos mais famosos site de inovações e ecodesign. Em artigo publicado no Open Fórum, ela cita cinco áreas que deverão crescer nos próximos anos e deixa a dica: “o sustentável não é apenas uma prática vaga de mercado para você ‘se sentir bem’ por ser uma pessoa melhor. Ele também pode ser uma estratégia de negócio inteligente”.


1-Loja de bicicletas e negócios baseados em serviços
Lojas de bicicletas exemplificam o modelo inteligente dos negócios baseados em serviços. Assim, em vez fazer uma única venda, a loja pode cativar o cliente e torna-lo freguês, oferecendo consertos e serviços de manutenção periódicos, acessórios e outras novidades.
 Em tempos de crise, o interesse dos consumidores em reduzir o consumo de gasolina e fugir dos constantes engarrafamentos também está impulsionando o ramo. Jill cita Garfield Cooper, dono de uma pequena mas movimentada loja de bikes, que afirma que “hoje em dia as pessoas não podem pagar para incrementar seus carros, mas eles podem consertar suas bicicletas”.


2- Zipcar: Criar uma comunidade com base no compartilhamento de recursos
O lema da Zipcar, maior empresa de compartilhamento de carro, é “rodas quando você precisa delas”.
 Assim, em vez de comprar ou alugar um carro, você pode contribuir com o meio ambiente e poupar dinheiro aderindo a este tipo de serviço. Com tantas vantagens, a previsão da empresa é crescer a um ritmo de 15 a 25% nos próximos anos. A expectativa do ramo é atingir um mercado de US$ 3,3 bilhões até 2016.
Segundo o CEO da Zipcar, Scott Griffith, “o compartilhamento de carro é um negócio de sucesso em grandes proporções porque apresenta uma solução de custo eficaz para habitantes urbanos que não querem ter a trabalheira, despesa ou a consciência pesada por possuir um veículo”.


3-Brechós: Encontre tesouros do lixo de alguém
Não é de hoje que alguns fashionistas vem percebendo o charme e estilo das roupas vintage. “Se você está a procura de roupas sustentáveis ou quer poupar algumas verdinhas literalmente, jogar-se em um brechó em busca de peças antigas é uma excelente opção, e você certamente não estará fazendo isso sozinha”, aconselha Jill.
Ela cita um estudo feito pelo MSNBC em 2008, que mostrou um aumento de 6% para 15% nas vendas desse tipo pelas duas maiores organizações de revenda de roupas no país. De acordo com o artigo, os consumidores não podem influenciar nos preços do combustível, dos alimentos ou do mercado de ações, mas podem controlar o preço das indústrias de mobília e vestuário sendo consumidores conscientes.


4-Alfaiates e sapateiros: Reuso e reparação
Não é todo mundo que pode ir ao shopping e renovar todo o guarda-roupa de uma vez. Segundo a designer, a tendência é que, cada vez mais, as pessoas voltem a reformar e reparar peças de roupas, sapatos e outros acessórios antigos. Com isso, profissionais como alfaiates e sapateiros serão cada vez mais solicitados.
“Geralmente durante uma recessão ou depressão, as indústrias de serviços tendem a melhorar. Infelizmente, quando as coisas vão mal para os outros mercados, vão bem para mim”, diz Gerry H. Heiser, dono de uma sapataria, no artigo de Jill. De acordo com a CEO, o negócio de Heiser cresceu entre 50 e 75% no último ano.


5-Construções verdes
Por fim, Jill cita o mercado de construções verdes como uma das grandes tendências de mercado. A área está crescendo porque os consumidores estão cada dia mais preocupados com a eficiência e qualidade do que compram.
O mercado está em alta, dizem os especialistas, por causa do retorno sobre os investimentos feitos em casas e prédios sustentáveis. Além disso, ser um negócio ambientalmente responsável é motivo para alavancar a imagem e a reputação do desenvolvedor, fornecendo uma vantagem de mercado sobre a concorrência.(EcoD)

Fonte: Mercado Ético- 19/11/10

 Adorei essa matéria. Acho que mostra que a simplicidade e a reutilização estão em alta.
 Muito bom!!
    Érica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...