Aqüífero é um reservatório de água subterrânea em várias profundidades, do qual pode se extrair água através de aberturas de poços. É uma unidade rochosa ou de sedimentos que armazena e transmite/fornece volumes significativos de água subterrânea. Seu armazenamento e permeabilidade variam em relação às diferentes rochas: cascalho, arenito, arenito siltoso, argilito, gnaisse.
Tipos de aqüíferos em relação a sua porosidade:
• De porosidade intergranular: a água ocupa os espaços entre os grãos de sedimentos ou da rocha.
• Fraturado: porosidade dada pela fratura, onde a água ocupa os espaços entre as fraturas.
• Fraturado e de dissolução: a água ocupa as cavidades e os espaços entre as fraturas e da rocha.
Segundo pesquisa, tanto a exploração, quanto o estudo sobre contaminação se torna mais difícil nos aqüíferos fraturados.
Classificação dos aqüíferos:
1- Aq. Livre/ freático/ não confinado: é aquele cujo limite superior é a superfície de saturação ou freático na qual todos os pontos se encontram à pressão atmosférica.
2- Aq. Confinado/aquífero sob pressão: é aquele onde a pressão da água em seu topo é maior do que a pressão atmosférica. Em função das camadas limítrofes pode ser definido como: Confinado não drenante e confinado drenante.
3- Aq. Suspenso- é um caso especial de um aquífero livre, formado sobre uma camada impermeável ou semi-permeável de extensão limitada, situada entre a superfície freática regional e a superfície do terreno
Todos os tipos de aqüíferos possuem uma área de recarga e descarga de água. Sendo que no aqüífero livre a área de recarga é a superfície do terreno e a área de descarga: nascentes e outros corpos d água. Já no aqüífero confinado a área de recarga é o local onde ele é livre (aflorante) e a de descarga tem que ser estudada.
Os aqüíferos presentes no Estado de São Paulo
1. Aq. Bauru
2. Aq. Serra Geral
3. Aq. Guarani
4. Aquiclude Passa Dois
5. Aq. Diabásio
6. Aq. Tubarão
7. Aq. Cristalino
8. Aq. Taubaté
9. Aq. São Paulo
10. Litorâneo
11- Aq. Furnas
Acesse o link e veja as caracteísticas de cada um destes Aquíferos:
http://homologa.ambiente.sp.gov.br/aquiferos/default.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco