Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Lago do Ibirapuera é limpo pela 1º vez!


 Começou os preparativos para o desassoreamento do lago 1 do Parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. É a primeira vez que o local, o primeiro dos três espelhos d"água interligados que recebem as águas do Córrego do Sapateiro, passará pelo processo de limpeza desde que foi inaugurado, em 1954.



Como adiantou o Estado em outubro, 4 mil toneladas de detritos devem ser retiradas. Segundo a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a maior parte dos resíduos é areia. O trabalho vai durar quatro meses, a partir do início do processo de desassoreamento, e será feito pela empresa VA Saneamento Ambiental Ltda. - vencedora da licitação feita pela Sabesp com proposta de R$ 3,92 milhões.


Três contêineres com vestiário, refeitório e escritório foram instalados ontem à noite no parque e os equipamentos para a obra serão levados até sexta-feira. Serão retirados troncos, garrafas PET e outros resíduos mais aparentes e na semana seguinte será feita a transposição de peixes do lago 1 para o lago 2 - necessária para a sucção dos resíduos -, com montagem de barreiras que permitam a vazão de água e impeçam a volta dos animais. Em seguida, o lago 1 começa a ser desassoreado, no início de dezembro.


Um estudo feito pela equipe de biólogos contratados pela VA verificou a densidade e as características dos peixes, além da qualidade da água. "A contagem de peixes foi feita para ver se o lago 2 comportaria toda essa densidade a mais que iria entrar, para ver se o nível de oxigênio supriria essa necessidade dos peixes. Verificamos que é possível", afirma a gestora ambiental da VA, Fernanda Villas Boas Frediani, coordenadora do processo de desassoreamento. Segundo Fernanda, a qualidade da água será monitorada 24 horas durante a limpeza do lago.


 A Secretaria do Verde informou que o desassoreamento fará o curso d''água "ficar mais fluido, abastecendo os outros dois lagos de forma dinâmica". A pasta informou que em um segundo momento será feito um estudo para a revitalização dos três lagos, com levantamento das espécies existentes e camadas de sedimento.

"A vida aquática agradece (o desassoreamento) porque a lâmina d"água está bem baixa. O aumento da oxigenação acontecerá naturalmente com o aumento da profundidade", diz Fernanda. A profundidade do lago 1 vai de 0,4 m a 1,3m, enquanto a do lago 2 varia entre 1 e 3 metros e a do lago 3, de 80 cm a 3,20m.


O professor da Universidade de São Paulo (USP) José Luiz Negrão Mucci, especialista na área de Limnologia, fez um estudo no lago em 1989, a pedido da Prefeitura. "Naquela época já estava bem poluído e contaminado.No relatório dissemos que a situação pioraria se nada fosse feito", conta. Negrão considera o desassoreamento positivo para retirar o excesso de matéria orgânica e ampliar a profundidade da água. "Mas para resolver o problema do lago é preciso diminuir ou parar a entrada de esgoto. Ainda há muitas ligações clandestinas."


A Sabesp informou que pelo Programa Córrego Limpo todas as ligações irregulares identificadas no Córrego do Sapateiro"foram solucionadas" e o programa Caça-Esgotos monitora a qualidade da água do córrego.




Fonte: Estadão- 11/11




3 comentários:

  1. Olá Érica, Bom Dia

    Faz tempo que não falamos, por minha culpa, pois v. está sempre com posts muito interessantes. Estava um pouco ocupado, mas agora voltarei a te seguir de verdade. Para não esquecer já inseri uma lista de blogs que, semelhantes ao seu informa e atualizam sobre as questões de meio ambiente. Um forte abraço do Leonam - http://leonamsouza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que ótima notícia Érica,,agora acredito que é necessário também uma forte campanha de conscientização para que os frequentadores que se multiplicam especialmente aos finais de semana joguem lixo somente nos locais destinados para esse fim, jamais no chão ou no lago como infelizmente ainda presenciamos por parte de alguns frequentadores.
    Abços

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...