Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 4 de dezembro de 2010

Nina Orlow incentiva participação da sociedade civil por um Brasil mais sustentável

A arquiteta e urbanista Nina Orlow foi a entrevistada do Programa CicloVivo que foi ao ar na quarta-feira (01).

Em uma conversa descontraída ela falou sobre os três movimentos em que atua: Rede Nossa São Paulo, Agendas 21 Locais e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e sobre a importância da mobilização da sociedade civil na busca por um Brasil mais sustentável.


Com jeito simples e sempre com um sorriso no rosto, quem vê Nina Orlow não imagina a quantidade de trabalhos e ideais que ela, não somente prega, mas acima de tudo pratica. Desde que resolveu deixar um pouco de lado a carreira de urbanista e se dedicar às atividades sócio-ambientais ela somente alimentou uma paixão, que como ela diz, já se tornou um vício.


A Agenda 21, uma das áreas de trabalho de Nina, é uma conquista que foi obtida durante a Eco-92 - conferência climática realizada no Rio de Janeiro. Foi a partir desse documento, destinado a todos os países do mundo, que surgiram as Agendas 21 locais, como forma de mobilizar a população em busca de soluções sustentáveis para as regiões em que moram. O intuito é fazer com que a sociedade civil participe ativamente das decisões e projetos do governo, sugerindo ideias, cobrando ações e manifestando suas necessidades.


Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, frutos da Agenda 21, também estão entre os trabalhos exercidos por Nina. Para que as oito metas do milênio sejam alcançadas também é imprescindível a participação popular. Por isso existe o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que une empresas privadas, governo e sociedade civil em busca dos mesmos ideais.


Ao todo, os objetivos são oito: acabar com a fome e com a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.


O terceiro movimento do qual a urbanista participa é a Rede Nossa São Paulo, que também tem foco no desenvolvimento da democracia participativa. Atualmente a rede já conta com o envolvimento de mais de 600 organizações. O propósito é desenvolver ações que possibilitem uma melhor na qualidade de vida na cidade de São Paulo. O trabalho realizado por essa rede se tornou modelo para outras cidades do Brasil, que pretendem aderir ao mesmo sistema.


Apesar de nem todas as ações carregarem em si a palavra sustentabilidade, todas elas estão de acordo com os ideais sustentáveis, que estão divididos em três pilares: social, ambiental e econômico.


Em toda a cidade de São Paulo existem grupos engajados nessas causas. Para fazer parte, basta acessar os sites e se inscrever nos movimentos de interesse. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas, seguindo o exemplo da Nina, melhor será para o desenvolvimento do nosso país.




CicloVivo entrevista Nina Orlow - Programa 14 (01/12/2010) from CicloVivo - Plantando Notícias on Vimeo.


http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/1586/programa_ciclovivo_entrevista_a_arquiteta_e_ambientalista_nina_orlow/
Fonte: CicloVivo
Quer conhecer mais o trabalho de Nina Orlow?
Visite os sites abaixo

  • Rede Nossa São Paulo: www.nossasaopaulo.org.br;
  • Objetivos do Desenvolvimento do Milênio-  www.nospodemos.org.br                                                                            http://www.objetivosdomilenio.org.br/

                                                            
                   
    Fico feliz em ver essa ótima matéria do CICLO VIVO com a Nina. Sei que seu trabalho é sério, pois tenho a sorte de conhecê-la na Rede Nossa SP, no GT AMBIENTAL, na qual participo.

                   Muito legal!!!

                       Érica Sena









Um comentário:

  1. Está é uma mulher que realmente vive o que prega, não faz tipo é verdadeira e tem muito a ensinar.

    Conheça os trabalhos desta guerreira do Meio Ambiente!

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...