Em meio a um verdadeiro caos acarretado pelas chuvas do primeiro mês do ano, a população das maiores cidades do Brasil está sofrendo as consequências do crescimento acelerado e desordenado, da urbanização sem planejamento e da explosão demográfica nos centros urbanos.
As recentes notícias mostram uma necessidade cada vez maior de viver levando o meio ambiente em conta, buscando uma relação construtiva e sustentável com a natureza. Sabendo-se, por exemplo, que todos os alimentos tem origem – direta ou indireta – no solo, não há motivos para ignorar o bem-estar da terra e contaminá-la com resíduos indesejáveis. Para impedir o aumento de graves consequências das irresponsabilidades ambientais cometidas, é preciso engajar-se, envolver-se na luta pela preservação e pela mudança dos hábitos degradantes.
Evitar catástrofes naturais como as que vêm acontecendo no Brasil está ao alcance de qualquer cidadão, através de pequenas medidas, como a reciclagem de lixo doméstico, a redução do consumo, o tratamento adequado dos resíduos e o emprego de alternativas menos prejudiciais.
A proposta do movimento Limpa Brasil Let’s do it! é justamente essa: unir esforços dos diversos setores da sociedade a fim de reverter uma realidade enraizada de descarte ilegal de lixo e descaso com o ambiente.
A iniciativa pretende convocar as pessoas das maiores cidades brasileiras a participarem de um movimento mundial de remoção dos resíduos inadequadamente descartados. É preciso começar a agir, cada um fazendo o que está ao seu alcance, pois cada dia que se perde faz com que as atitudes necessárias sejam mais complexas, caras e difíceis de executar.
Através de uma intensa campanha educativa e de mutirões de limpeza, o projeto pretende dar um grande passo para a preservação ambiental do território brasileiro e para a criação de maior comprometimento da sociedade com a questão da gestão do lixo e dos problemas ligados ao meio ambiente. Para obter uma efetiva mudança no consciente coletivo e instituir uma nova cultura de limpeza no país, o movimento terá duração de 10 anos.
A experiência de grande sucesso no exterior terá sua primeira ação no Brasil realizada em 27 de março, no Rio de Janeiro. Em seguida, outras 13 cidades – todas com mais de um milhão de habitantes – participarão do movimento. Com foco na educação, a proposta é mobilizar as pessoas para participarem da limpeza e manutenção dela nas cidades brasileiras.
Como o lixo contribui – e muito – para a intensidade dos recentes desastres, o projeto se configura também como uma medida preventiva desse tipo de acontecimento, bem como de doenças e outros problemas trazidos pela má administração dos resíduos. É uma ação concreta em nome da melhora na qualidade de vida dos brasileiros.
Augusto Braz - Equipe Limpa Brasil
Érica Sena
Prezada Érica Sena,
ResponderExcluirBoa tarde!
Comunicado importante:
Excelente artigo VERDE!..
Compartilho da mesma responsabilidade política no BRASIL E NO MUNDO!...Vamos juntos implementá-la de fato em nossos discursos/ações/planejamentos de vida/nos grupos sociais que temos acesso no trabalho/na família...
Enfim, vamos propor cada vez mais o debate da EDUCAÇÃO AMBIENTAL para nossos governantes, e gerir propostas educativas(escolas/empresas/hospitais...), as quais são garantidas por leis ambientais/leis educacionais...(mas, precisam tornar-se conhecidas por todos os cidadãos...)
Continuo contando com seu apoio verde-democrático-educativo!!
Atenciosamente/Luciana Ribeiro
Luciana Ribeiro de BRASÍLIA