sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ECOCIDADANIA COM ANA FOLHA E A TURMA DO LIXÃO

                       Ilustração: Juliana Ribeiro

O tema gerador “lixo” provoca a leitura de mundo e a construção de conhecimentos do educando dentro e fora do contexto escolar. Isto também permite compreender as situações provocadas pelo mesmo: poluição no ar, na água e no solo; desmatamentos de áreas verdes e outros que destacam o consumo de matérias-primas para a fabricação de produtos que são descartados de modo inadequado no meio ambiente e afetam o planeta Terra.



Vislumbra-se como solução educativa para o contexto escolar: a mobilização do educador para atuar em parceria com a comunidade, priorizando os projetos socioambientais de: coleta seletiva do lixo; o plantio de hortas; visitas em áreas verdes e em várias outras realidades histórico-sociais do educando. Ou seja, reeducar o olhar para saber a importância do meio ambiente para todos, por meio da complementação dos conteúdos ecopedagógicos e motivando com a troca de ideias e experiências sustentáveis sobre a preservação do próprio local em que se vive.
Acredita-se, então que a tarefa de educação ambiental desenvolvida na escola junto à comunidade torna-se um caminho essencial para a sensibilização das pessoas comprometidas com um mundo mais ético, mais cidadão, mais limpo, mais verde e mais bonito.
                                                     
Luciana Ribeiro

Luciana Ribeiro


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


BRASIL, Ministérios da Educação e do Desporto. A implementação da educação ambiental no Brasil, Brasília – DF, 1998. Publicação de responsabilidade da Coordenação de Educação e do Desporto, Brasília- DF, 1998.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Petrópolis, 2000.
Http//www.paulofreire.org




Muito legal!!! Parabéns Luciana!!


Conheça o blog da Luciana - http://www.bela-ecopedagogia.blogspot.com/
Sucesso para vcs!
Érica Sena