Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 22 de janeiro de 2011

O descaso público brasileiro que soterra vidas sem nenhuma culpa




Diante de todas essas tragédias naturais e humanas fica difícil começar mais um ano repleto de sentimentos de felicidade, mas temos que acreditar em dias melhores, desejando a todos um ótimo 2011, menos trágico e injusto
A catástrofe ocorrida na Região Serrana do RJ pode acontecer em qualquer lugar, principalmente na cidade de SP. Aviso: em nossa região há ocupação irregular e de risco de desmoronamento.
A soma de fortes chuvas, uso e ocupação errada do solo, descaso público e geralmente as condições financeiras produzem essa avalanche que arrasta o que tiver pela frente: casebres a casarões, espécies vegetais a espécies animais (incluindo o homem), soterrando sonhos, experiências, alegria e vidas inocentes.
Basta fazer um tour pelas cidades para encontramos 2 realidades diferentes, porém irregulares e sujeitas às catástrofes: empreendimentos de luxo nas encostas dos morros e casa muito simples. Não precisa ser entendedor de planejamento urbano para ver que estão feitas em locais irregulares e contra lei, mas sem nenhuma interferência pública.  Para os moradores de casas de luxo nos morros é uma escolha “chique", mas para os de classe baixa é falta de opção, pois a moradia em morros, ao lado de córregos são viáveis às suas condições. É um bom exemplo da desigualdade social latente no Brasil.
É repugnante saber que o governo recebe fortunas vindas dos impostos, e não as aplicam onde deveriam; que ocupação e uso do nosso solo nunca foram prioridade, sendo muito mais rendoso concretar tudo, deixando as águas da chuva sem lugar para se infiltrar formando as enchentes. E que mesmo com todo avanço tecnológico, todo o ano pessoas morrem em desabamentos e enchentes, mostrando a fragilidade das cidades, a falta interferência pública em solucionar e o péssimo planejamento urbano.

Artigo de Érica Sena- 22/01/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...