Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cooperativa de reciclagem Crescer é premiada por plano de negócio



Inspirado pelo nome da cooperativa a que pertence e pelos princípios cooperativistas, Jair do Amaral, da Cooperativa de Reciclagem Crescer, de São Paulo, SP, decidiu ir à luta para ampliar a atuação do negócio e com isso promover a melhoria da qualidade de vida de seus cooperados. O caminho escolhido foi uma parceria com o Banco do Brasil para a realização de um plano de negócios que projeta crescimento que ultrapassa em 100% a capacidade de atuação da cooperativa. O projeto conquistou o Prêmio Valores do Brasil 2010, na categoria Desenvolvimento Regional Sustentável, e deve receber R$ 900 mil de financiamento do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, para sua implantação.
Além da modernização da linha de produção com novos equipamentos e sistemas produtivos, o novo plano de negócio prevê o aperfeiçoamento da gestão administrativa, capacitação dos gestores e formação educacional dos cooperados e a geração de mais postos de trabalho, resultando no aumento da capacidade de produção e melhor atendimento da coleta seletiva.

  As metas são ousadas e devem ser alcançadas em 18 meses: 117% de crescimento no número de cooperados, 107% no material coletado e 123% na comercialização. A elaboração do plano e definição das metas foram estabelecidas após estudos e trabalho de técnicos em produção e logística, engenheiros e projetistas, além de um amplo trabalho de pesquisa.

Amaral, que é gestor de projetos e parcerias da cooperativa Crescer, explica que a liberação dos recursos ainda depende de assinatura do contrato, que deve ocorrer até abril. “Esse valor ainda é uma projeção e pode ser ajustado de acordo com as análises técnicas do BNDES”, esclarece. O plano também permite aporte de novos recursos no futuro.

A conquista desse prêmio melhorou o ânimo dos cooperados. Com essa premiação, vamos poder adquirir equipamentos próprios e criar condições para a cooperativa se autossustentar”, afirma Amaral. O plano de desenvolvimento da Cooperativa concorreu com outros 230 projetos de todo o país indicados pelas superintendências estaduais do Banco do Brasil. A Cooperativa Crescer possui 45 cooperados e recolhe em média 8 toneladas de material reciclável diariamente na Central de Triagem.
Iradélia Reis Silva, consultora técnica em cooperativismo do ramo produção do Sescoop/SP - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, que participa de encontros periódicos de organizações interessadas em processos de reciclagem, explica que a proposta da entidade é oferecer condições para que outras cooperativas alcancem o êxito da Crescer. “O nosso desafio é estimular os cooperados a buscar alternativas para diversificar e melhorar os negócios”, esclarece.




Fonte:  Revista Meio Ambiente Industrial, fev/2011

 Reveja a matéria que fiz com Jair do Amaral e a Cooperativa Crescer em 2010
http://pensareco.blogspot.com/2010/10/o-lixo-e-responsabilidade-de-quem.html

Parabéns Jair Amaral e equipe.

 Érica Sena



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...