Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Mosquitos da Dengue se tornam menos exigentes e se desenvolvem em água suja

 

Eu particularmente já tinha ouvido isso há anos atrás numa conversa entre fiscais da saúde no ônibus. Fiquei assustada, e lembro procurar algo sobre isso na internet, mas não achei nada. 
 Ao ler essa notícia, me relembrei desse fato, e infelizmente confirmei a procura.Sabemos que a maioria dos seres vivos tem alta capacidade de se  adaptar á situações diversas e extremas; nós também somos assim (ainda bem). Ao fechar o cerco aos recipientes com água limpa, as fêmeas dos mosquitos Aedes aegypt tiveram que procurar outro local úmido para o desenvolvimento dos ovos postos por elas: águas com mais teor de sal, com outros componentes-  ou seja: águas sujas.
A pesquisa desenvolvida pela Marylene de Brito Arduino, da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de São Paulo mostrou isso.
Segundo  matéria da Folha.com (4/2), o fato de ter encontrado larvas do Aedes em água com sal não significa que o inseto possa se reproduzir no mar. Marylene está testando, no entanto, qual o limite de salinidade que as larvas suportam.
“É importante ressaltar que o sal mata as larvas do Aedes e continuamos recomendando seu uso no combate aos criadouros.”
Estudo realizado por ela em São Sebastião mostrou que larvas do mosquito foram encontradas em recipientes com água com resíduos de sal e até em outros com produtos como graxa, tinta, cal e óleo combustível.
Dos 1.325 pontos com larvas de Aedes analisados por Marylene na pesquisa, 323 estavam em água com algum tipo de salinidade – ou seja, resíduos de sal ou outros produtos químicos.
Segundo a pesquisadora, o resultado mostra que é preciso se preocupar com possíveis criadouros antes ignorados, como latas de tinta e pneus com resto de óleo.
“O mosquito está evoluindo. Todas as espécies tentam manter sua população. Se não encontram o ambiente que preferiam antes, acabam se adaptando ao que existe.”
O virologista da Unifesp Celso Francisco Hernandes Granato, especialista em dengue, diz que não se surpreende com a possibilidade.
“O conceito que tenho é que ele [Aedes] prefere água limpa e parada. No entanto, trata-se de um mosquito de grande facilidade de adaptação, o que certamente possibilita que procure novos locais de reprodução.” ( Folha.com)


 Observações sobre o mosquito
(costumava todo começo de ano dar uma semana da aula sobre a dengue)
  • Quem pica são sempre as fêmeas, pois elas precisam de sangue para o seu desenvolvimento e postura dos ovos. O macho se alimenta de seiva das plantas.
  • O Aedes aegypt, por mais que chamado de mosquito, é um pernilongo que ataca /pica ( sai para se alimentar) durante o dia. Diferente dos outros pernilongos ( barulhentos) que atacam a noite.
  • Elas, as fêmeas, colocam centenas de ovos a cada postura de ovos ( OVOPOSIÇÃO). E repete isso várias vezes durante seu ciclo de vida que dura em média 45 dias.(quantos ovinhos cada uma coloca...imaginou?)
  • Nem todas as fêmeas de Aedes transmitem a dengue, mas como é impossível descobrir isso temos que acabar com todas.
  • Ela só transmite a doença quando é infectada pela vírus da dengue. É importante lembrar de que, uma vez infectada pelo vírus, a fêmea permanecerá assim até o fim de sua vida. o transmitindo ao picar.
  • A Aedes se infecta com o vírus picando alguma pessoa com a dengue ( absorvendo o vírus existente no sangue). 
  • Locais com muitas pessoas doentes, mais chance dos mosquitos estarem infectados com o vírus e transmitirem à outras pessoas sadias.
  • A fêmea de Aedes, quando se alimenta de sangue humano defeca no local. Caso ela esteja infectada libera o vírus na pele da pessoa. Ao ser picado, a pessoa intuitivamente coça e acaba levando o vírus a entrar num orifício da pele ( o furo da picada) e causar estragos no  corpo da vítima. 
                                   Érica Sena- professora de Ciências e Biologia

 Muito bom esse vídeo - Professor Carlos Eduardo Godoy (Prof. Amparo)


http://www.cecgodoy.pro.br/sc2008/index.php?option=com_content&task=view&id=63&Itemid=62

        Todos de olho e lutando contra a Dengue!!!

            Érica Sena


2 comentários:

  1. Importantíssima a sua postagem, Érica. E vamos continuar na luta contra a dengue. Um grande abraço, bom final de semana :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Suziley, como está?

    Obrigada!!
    Temos que lutar!! A dengue é um grande problema!
    bj
    boa semana.
    Érica Sena

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...